Geografia, perguntado por Gabi0076, 9 meses atrás

“a China possui duas vias indiretas de alcançar, por via terrestre, o oceano Índico – passagem obrigatória nas suas extensas linhas de comunicação marítima com a Europa, o golfo Pérsico ou a África, linhas de comunicação nas quais se depara hoje com a presença naval dos Estados Unidos, e, no futuro, com a presença da sua rival asiática, a Índia. Por um lado, a China dispõe no seu território de regiões povoadas, mas muito excêntricas relativamente ao seu litoral e às bacias energéticas principais, como é o caso do Yunnan, regiões que fazem fronteira com o Sudeste Asiático e que lhe permitem aceder por terra ao oceano Índico e dotar-se de bases navais no término desses acessos terrestres, se conseguir colocar sob controlo geopolítico estados dessa região como Myanmar. E, por outro lado, dispõe no seu território de uma extensa região, o Xinjiang, que lhe permite o acesso ao Paquistão e ao seu litoral, mais propriamente à província rebelde do Paquistão (o Baluchistão, situado na proximidade do golfo Pérsico na fronteira com o Irão e o Afeganistão)”

(RIBEIRO, J. F. O reposicionamento da China:geoeconomia, geopolítica e estratégia. Relações Internacionais, Lisboa , n. 38, p. 35-43, jun.2013).

Além do acesso ao Paquistão e a outros países da região, outra razão pela qual os conflitos geopolíticos na turbulenta região de Xinjiang tomam tamanha dimensão é o fato de que

A
o território desperta interesses russos.

B
a região é uma das maiores compradoras de combustíveis chineses.

C
os conflitos são sempre pacíficos.

D
a população pertence a uma etnia que tem como religião oficial o islamismo.

E
a região dá acesso ao Oceano Pacífico, a leste da China.

Gostaria de tirar uma dúvida?
Tire sua dúvida

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
3

D  - a população pertence a uma etnia que tem como religião oficial o islamismo.

A china possui principalmente uma etnia com base na ideologia han, e possui como religião o budismo. E como esse território possui marjoritariamente o islamismo como religião, isso acaba sendo um motivo de conflito.

Alguns estudiosos aplicam a esse elemento a principal razão de conflito para  o local, as ideias separatistas se propagam cada vez mais e fazem com que mais problemas ocorram nessa área.

Perguntas interessantes