História, perguntado por DUDAAH1307WSEFDHFRJG, 11 meses atrás

A chegada de imigrantes europeus para trabalhar no Brasil se tornou mais intensa após a assinatura da Lei Eusébio de Queirós. Esses imigrantes eram contratados através de dois sistemas. Que sistemas eram esses e que diferenças existiam entre eles?

Soluções para a tarefa

Respondido por juanbomfim22
2

No sistema de parceria, criado em meados da década de 1850, os fazendeiros pagavam as despesas do imigrante, em troca de mão de obra. Eles trabalhavam em um lote de terra e dividiam os lucros. No entanto, ficavam de certa forma presos a ela, pois o fazendeiro que vendia, por exemplo, comida, remédios e água, se valia da situação e explorava o imigrante, causando o seu endividamento.

Já no sistema de colonato, criado anos depois com o fracasso do primeiro sistema, o Estado era quem custeava a vinda do imigrante fornecendo-o um auxílio fixo anual (tal como um salário), regulamentando as relações entre o proprietário de terra e o imigrante, por exemplo com direito a praticar a agricultura de subsistência (para si próprio, não mais dependendo do fazendeiro).

Perguntas interessantes