A chegada de artistas franceses ao Rio de Janeiro, em 1816, é fato quase sempre citado nos livros sobre arte brasileira. O episódio é visto como momento de virada na história das artes visuais carioca. A fundação da Academia Imperial de Belas Artes, ocorrida dez anos mais tarde, a institucionalização da pedagogia neoclássica, e a criação, na ex-colônia, de uma arte cortesã são alguns dos fatos atribuídos à presença dos artistas franceses no Rio de Janeiro.”
SQUEFF, Leticia. Revendo a Missão Francesa: A Missão Artística de 1816, de Afonso D’Escragnolle Taunay.
A autora atribui à Missão Artística Francesa, entre outros aspectos, a responsabilidade de
A
revolucionar as escolas literárias cariocas.
B
ter causado uma inflexão na arte brasileira.
C
substituir o Neoclassicismo pelo Barroco na cidade do Rio de Janeiro.
D
confeccionar obras que legitimassem o poder do Rei de forma pictórica.
E
vir ao país com o objetivo institucional de compor um acervo artístico originariamente brasileiro.
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A ideia do texto não é necessariamente a de que a chegada da Missão Francesa "revolucionou" as artes nacionais (que já eram bastante influenciadas pelos modelos artísticos europeus), mas sim que causaram uma mudança razoável na direção (de uma religiosidade mais forte, ainda remanescente do barroco, para um modelo neoclássico).
De qualquer modo, as artes nacionais continuaram tendo por referência a Europa (embora, agora, a França) e continuaram sendo, no período, pouco originais.
É correta a alternativa B.
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