A chamada República Velha, no Brasil, também conhecida como “República Oligárquica”, é normalmente caracterizada como um período de amplo acordo entre os grupos dominantes regionais, quase sem fissuras entre os poderosos do país. Sendo assim, identifique nas afirmações abaixo quais as limitações e incentivos desse Estado na atuação do Terceiro Setor durante este período da história brasileira.
(Texto adaptado-Universidade Federal Fluminense- UFF, 2012).
I - No Estado Oligárquico Brasileiro as instituições vinculadas a igreja atendiam aqueles sem condições básicas de trabalho e sobrevivência.
II - Antes da Proclamação da República (15/11/1889) percebemos a ausência de ações da sociedade civil organizada, inclusive da igreja.
III - O processo de construção da Santa Casa de Misericória na Vila de Santos, é exemplo do intervencionismo e apoio dos setores oligárquicos à intervenções sociais da igreja.
IV - As discussões sobre direito sociais, no Brasil, surgem apenas no final do séc XX, pós-governo autoritário.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.
Alternativa 2:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
I é verdadeira, sendo estas medidas parte do contexto geral do serviço social como forma de promover a caridade e remediar as desigualdades mais evidentes.
II é falsa. Há ações da sociedade civil mesmo durante o período do Brasil Colônia.
III é verdadeira, mas esta intervenção dava-se sempre no contexto da caridade cristã, e nunca das reformas sociais profundas, que reparassem as injustiças.
IV é falsa. A discussão existe, pelo menos, desde o Século XIX, quando se debatia a questão da escravidão e a situação dos libertos.
Respondido por
0
Resposta:
1/3 (v -f-v-f)
Explicação:
pag.26 Estado oligárquico e a república velha
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Sociologia,
11 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás