A celulose é um polissacarídeo constituído de glicose, com seus monossacarídeos conectados por ligações β, quimicamente estável, capaz de resistir a condições ambientais severas sem alterar-se. Os animais que consomem as folhas de um livro alimentam- -se da celulose contida no papel. Em uma planta, a celulose A oferece suporte para as células vegetais, embora não limite seu volume pela rigidez, uma vez que os vegetais têm crescimento ilimitado. B atua como uma barreira às infecções provocadas por microorganismos patogênicos. C é armazenada apenas nas folhas, associada ao parênquima lacunoso e paliçádico e nos órgãos de reserva, como caule e raiz. D é digerida por traças-de-livro, pelo gado, cabras e ovelhas, que produzem celuloses, enzimas que hi- drolisam a celulose. E é encontrada apenas nos tecidos condutores do xilema e do floema e no vacúolo presente no cito- plasma.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
A alternativa B) é a correta.
A celulose funciona sim como uma barreira que limita o seu crescimento, mas não é um freio definitivo, sendo possível que as células cresçam pouco e devagar justamente para não romperem.
A parede celular é uma de proteção também contra patógenos que podem vir a infectar as plantas, é bastante eficiente, mas, alguns patógenos conseguem fermentar de destruir a celulose, assim como ocorre no rúmen dos ruminantes.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes