A Cela do Religioso A porta abriu-se sem ruído. Ele entrou, e a porta fechou-se de novo, silenciosamente. O lugar, em que o venerado religioso acabava de penetrar, era uma triste cela, sombria e espaçosa, com uma janela gradeada e fechada, e apenas frouxamente esclarecida por uma claraboia do teto. As paredes, nuas de alto a baixo, tinham uma cor sinistra de osso velho. Em uma delas havia um grande nicho com a imagem da Virgem da Conceição, quase de tamanho natural; a um dos cantos, uma negra estante, toscamente feita, pejada de grossos alfarrábios amarelecidos pelo tempo; no centro, a mesa de madeira escura com um breviário em cima, ao lado de uma cadeia de azeite, um pedaço de pão duro, e um cilício de couro; junto à mesa, um banco de pau. Aluísio de Azevedo 1) O que descreve o autor neste texto? 2) Divida esta descrição em três partes, de acordo com o seguinte plano: a) triste cela; b) as paredes da cela; c) o mobiliário da cela. 3) Mostre o que se vê em cada parte 4) Por que nos produz esta cela impressões de simplicidade, de ordem e de pobreza? 5) Por que nos produz o religioso uma impressão de fé, de sobriedade, de amor ao estudo, de penitência voluntária e de renúncia às coisas do mundo?
Soluções para a tarefa
1. O autor descreve a cela de um venerado religioso. Era um lugar triste sombrio e espaçoso.
2. a) triste cela: de "A porta abriu-se sem ruído" até "claraboia do teto";
b) as paredes da cela: de "As paredes" até "quase de tamanho natural";
c) o mobiliário da cela: de "a um dos cantos" até o fim do texto.
3. O que se vê em cada parte:
1ª parte: a porta; o religioso; a cela; a janela gradeada e fechada; a claraboia.
2ª parte: as paredes em cor de osso velho; o nicho; a imagem da Virgem da Conceição.
3ª parte: a negra estante; os alfarrábios grossos e amarelados; a mesa; o breviário; a cadeia de azeite; o pedaço de pão duro; m cilício de couro; um banco de pau.
4. A cela nos produz impressões de simplicidade porque é uma cela simples, sem conforto, e com móveis e utensílios singelos;
impressões de ordem porque os móveis estão dispostos de modo organizado;
impressões de pobreza porque há poucos objetos, as paredes estão mal conservadas e os móveis são rústicos.
5. O religiosos nos produz impressão de fé devido ao breviários e à imagem da Virgem da Conceição;
impressão de sobriedade devido ao pedaço de pão duro;
impressão de amor ao estudo devido aos alfarrábios (livros antigos ou cadernos de anotação);
impressão de penitência voluntária devido ao cilício de couro que serve para punição;
impressão de renúncia às coisas do mundo devido ao voto sagrado do religioso, que se isola para se manter fiel à fé cristã e longe das tentações do mundo.