a categoria gênero vai ser desenvolvida pelas teóricas do feminismo contemporâneo sob a perspectiva de compreender e responder, dentro de parâmetros científicos, a situação de desigualdade entre os sexos e como esta situação opera na realidade e interfere no conjunto das relações sociais.? só responde se tiver certeza, por favor.
Soluções para a tarefa
Olá,
Primeiro, é preciso entender que existem muitas vertentes do feminismo e nem todas as vertentes enxergam a questão do gênero da mesma maneira. O feminismo liberal, por exemplo, acredita que existem muitos gêneros, além do binômio, masculino e feminino e que o “sentir” ser mulher ou homem é suficiente para determinar o seu gênero.
Já o feminismo radical, acredita nos padrões comportamentais de gênero aprendidos desde criança, na socialização que diz como cada gênero age ou se comporta e existe uma diferença entre sexo biológico e padrões de gênero aprendidos.
O que ainda confunde muita gente, é o fato do feminismo lutar, sobretudo, em busca equidade e não igualdade, como muitos de fora do movimento ainda acreditam e muitas adeptas novatas, ainda também não sabem distinguir. Igualdade é um conceito que a palavra já é auto-explicativa, é tratar homens e mulheres de igual para igual, sem levar em conta os privilégios que os homens ainda têm sobre as mulheres na nossa sociedade patriarcal. Já o conceito de equidade, se valendo dessas nuances sociais e dos privilégios masculinos, busca colocar a mulher em uma posição mais justa para que ela tenha as mesmas oportunidades de ascensão social e profissional que os homens e para que elas não fiquem à mercê da maternidade compulsória e do contrato social do casamento.
Espero ter ajudado!