A carreira profissional, individualizada, até poucos anos ainda era considerada somente um componente dos processos de recursos humanos das empresas, como uma estrada preexistente na qual o funcionário seguiria percorrendo um trajeto preestabelecido e previsível. A respeito das diferentes abordagens do termo “carreira”, tem-se: Carreira como progresso, Carreira como profissão, Carreira como sequência de trabalhos e Carreira como papéis desempenhados.Sobre a Carreira como papéis desempenhados, assinale a alternativa CORRETA:
A) A ocupação representa a carreira, que está relacionada a um padrão de progresso sistemático de uma profissão específica. Esses profissionais passam periodicamente pelo que os sociólogos chamam de “transições de status regulares”, que são movimentos regulares de um status para outro.
B) A carreira representa as experiências de trabalho e outras atividades que constituem o seu trabalho e a vida de uma pessoa. Incluem-se nessa definição aspirações de mudança, satisfação, autoconceito e outras atitudes que influenciam.
C) A carreira da pessoa é a série de posições ocupadas por ela, sem levar em consideração o cargo ou o nível, durante o curso de sua vida de trabalho. De acordo com essa definição, todas as pessoas que trabalham têm uma carreira.
D) Sequência de promoções e outros movimentos (transferências laterais para posições de mais responsabilidade ou mudança para organizações ou unidades “melhores”) em uma hierarquia durante o curso da vida laboral de uma pessoa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
A ocupação representa a carreira, que está relacionada a um
padrão de progresso sistemático de uma profissão específica.
Esses profissionais passam periodicamente pelo que os
sociólogos chamam de “transições de status regulares”,
que são movimentos regulares de um status para outro. Por
exemplo: os advogados, os políticos e os médicos. Corrigida pelo AVA
A ocupação é a carreira do individuo, há uma relação direta com a sua progressão profissional, que é algo bastante especifico, é basicamente a transação de status profissionais no período em que se trabalha (alternativa A).
Não é apenas a posição que se ocupa ou que se ocupou, mas também o status que a profissão carrega e a forma como se é reconhecido, mesmo tendo as mesmas capacidades intelectuais de outros profissionais.
No Brasil, o conceito de carreira se perde nas condições de empregos nacionais, vivemos uma época de subempregos, consequentemente sem a possibilidade de se criar uma carreira.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/49497366