A carne de suíno caipira ou tipo banha criado em sistemas rudimentares que ainda existe, porém em menor número para fins comerciais, tinha maior proporção dianteira do que traseira, em que se concentram as carnes mais nobres. Com o desenvolvimento tecnológico, representado pelos avanços genéticos, o suíno moderno passou por algumas alterações. Sobre o desenvolvimento tecnológico na suinocultura, assinale a alternativa correta.
Alternativa 1:
Com o desenvolvimento tecnológico, o suíno moderno passou a apresentar menor rendimento de carne magra na carcaça.
Alternativa 2:
Com o desenvolvimento tecnológico, o suíno moderno passou a apresentar menores proporções de cortes nobres, como pernil e lombo.
Alternativa 3:
O desenvolvimento tecnológico permitiu que a carne suína ganhasse muito em qualidade, produtividade e com a redução de níveis de gordura.
Alternativa 4:
O desenvolvimento tecnológico fez com que a carne suína perdesse muito em qualidade e produtividade e fez aumentar os níveis de gordura.
Alternativa 5:
O desenvolvimento tecnológico permitiu a redução de níveis de gordura na carne suína, mas consequentemente diminuiu muito a qualidade e produtividade dos suínos.
Soluções para a tarefa
A alternativa que melhor se aplica como correta é a 5.
Partindo deste ponto, é interessante ressaltar que apesar da qualidade da carne tenha diminuído, é importante que o gestor da locação esteja sempre atento aos cuidados com a higiene e a saúde, bem como conhecimento e aprimoramento gerencial.
Deste modo, ele precisa cuidar de 5 sistemas, sendo eles:
O apoio;A produção de matéria-prima;A industrialização;A comercializaçãoE por fim, o consumo.
Além disso, é necessário que esse mesmo gestor faça um planejamento prévio, para produzir um maior gerenciamento de todas as etapas do processo produtivo e melhorias da qualidade da carne suína.
Até a próxima.
Resposta:
Alternativa 3: O desenvolvimento tecnológico permitiu que a carne suína ganhasse muito em qualidade, produtividade e com a redução de níveis de gordura.
Explicação:
Página 210
O desenvolvimento tecnológico permitiu que a carne suína ganhasse muito
em qualidade, produtividade, sanidade e redução de níveis de gordura. Por exemplo, a carne de suíno caipira (tipo banha), criado em sistemas rudimentares e que ainda existe, porém em menor número para fins comerciais, tinha maior
proporção dianteira do que traseira, onde se concentram as carnes mais nobres. Com o desenvolvimento tecnológico e os avanços genéticos, o suíno moderno apresenta maiores proporções de cortes nobres, como pernil e lombo, além de maior rendimento de carne magra na carcaça.