A característica fundamental da hermenêutica popular não é a metodologia adotada, mas o fato de que um novo sujeito emerge na leitura da Bíblia - “o pobre”, ou seja: por, cristãs e cristãos, ecumênicos, reunidos em comunidades eclesiais e organizados de diversas formas na sociedade civil, em busca da transformação de suas próprias situações de vida e das estruturas político-econômicas da sociedade – no âmbito da adoração a Deus na espiritualidade comunitária. O novo sujeito da leitura popular da Bíblia desenvolve uma nova espiritualidade, a partir da qual se volta ao texto bíblico: a espiritualidade do serviço ao pobre, em Cristo, no cotidiano da ação política-pública.
PORQUE
A leitura da Bíblia é feita a partir da espiritualidade do pobre e realimenta a experiência espiritual do sujeito leitor da Bíblia, animando-a e reanimando-a para a participação ativa na vida pública da Igreja e da Sociedade. O novo sujeito da leitura popular procura a Bíblia para, a partir dela, enfrentar a vida com a força da fé e o poder do amor, construindo a utopia na esperança. Não se trata de “encontrar o sentido do texto”, mas a partir dos sentidos do texto, “encontrar o sentido da vida e da ação” como cristãs e cristãos no mundo contemporâneo que agem em busca de transformação social e política sob o signo do Reinado de Deus.
ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. Métodos e Interpretação Bíblica. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. Reimpresso em 2018..
Compare os textos acima e, a respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas
Soluções para a tarefa
Respondido por
34
Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A hermenêutica popular possui como característica principal o fato de que um novo sujeito emerge a partir da leitura da Bíblia, em que “o pobre” são cristãos ecumênicos que se reúnem em comunidades eclesiais e que se organizam várias maneiras na sociedade civil.
A leitura da Bíblia é realizada através da espiritualidade do pobre e faz a alimentação da experiência espiritual do indivíduo que a lê, ao animar e reanimar a chamada participação ativa na vida pública religiosa.
Bons estudos!
Respondido por
4
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
Explicação:
Perguntas interessantes
Sociologia,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás