A capoeira encerra em seus movimentos a luta de emancipação do negro no Brasil escravocrata. Em seu conjunto de gestos, a capoeira expressa, de forma explícita, a “voz" do oprimido na sua relação com o opressor (Coletivo de autores 1992, p.53)". Infelizmente, esse conteúdo é pouco retratado nas aulas de Educação Física, entretanto, o Coletivo de autores chama a atenção para o fato de que é preciso que:
Escolha uma:
Escolha uma:
a. A Educação Física brasileira não entenda a riqueza de movimento e de ritmo que sustentam a capoeira, bem como a necessidade de não separá-la de sua história.
b. A Educação Física brasileira resgate a capoeira enquanto manifestação cultural.
c. A Educação Física brasileira trabalhe obrigatoriamente a capoeira de forma prática e teórica.
d. A Educação Física valorize a capoeira, como conteúdo imprescindível para a prática de luta na escola.
É interessante ressaltar a educação cavalheiresca que tomou corpo na Idade Média e que preconizava a formação do homem valoroso e cortês, honrado e fiel. Cultivava-se em grande medida as destrezas físicas e corporais, como o manejo do arco e da lança, corrida, equitação, esgrima, natação e caça. As habilidades mencionadas eram disputadas em competições e torneios nos quais se julgava o valor e as destrezas dos cavaleiros. A Educação Física desse período pode ser entendida como um conjunto de práticas, que tinha como objetivo o desenvolvimento de habilidades físicas específicas buscando a formação do indivíduo hábil, valoroso e cortês. Quais eram as práticas esportivas mais frequentes na Idade Média?
Escolha uma:
a. Corridas de Bigas e Combates entre Gladiadores
b. Torneios e Justas
c. Atletismo e Justas
d. Boxe e Arco e Flecha
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Explicação:
B
Perguntas interessantes