A calagem é uma prática agrícola que visa corrigir a acidez do solo, sendo que, para avaliar a acidez, são considerados a acidez ativa e a trocável, a saturação por alumínio e por base, a capacidade-tampão - estimada por meio da acidez potencial - e o teor de matéria orgânica.
Com relação ao pH do solo, marque a alternativa correta.
Sob acidez ou alcalinidade excessiva, tem-se alta disponibilidade de nutrientes para as plantas. Portanto, torna-se desnecessário corrigir as condições de acidez do solo antes de sua adubação e preparo.
O pH do solo pode ser ácido, neutro ou alcalino, dependendo dos valores encontrados. Como a acidez prejudica a disponibilidade de nutrientes, os solos mais recomendados são os alcalinos, com pH acima de 8,0.
Os valores de pH do solo variam na faixa de 3,0 a 10,0. A reação do solo é o fator que, em geral, mais afeta a disponibilidade dos nutrientes às plantas. Sabe-se que a maior disponibilidade ocorre na faixa de pH entre 6,0 e 7,0.
O sucesso da calagem como importante prática de manejo da fertilidade independe das características do corretivo utilizado ou da forma e época de aplicação.
A maneira mais fácil, correta e economicamente viável de corrigir a acidez do solo, notadamente na camada arável, diz respeito ao uso do gesso, chamado de gessagem.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:.
Explicação:
Perguntas interessantes