A cada três anos, são publicados resultados de testes feitos por cerca de meio milhão de crianças de 15 anos de idade, em escolas de todo o mundo, em matemática, leitura, ciências e resolução de problemas. A tabela do PISA, que classifica os resultados dos testes de estudantes de 65 países, é levada muito a sério pelos formuladores de políticas e pelo governo. Sobre a medição da aprendizagem de leitura e escrita, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas
Soluções para a tarefa
Considerando os dados contidos no enunciado, acerca da importância da leitura, podemos afirmar que a alternativa correta é a C, ou seja, a primeira afirmativa é falsa, já que a permanência/inclusão de uma disciplina no programa escolar não indica que os alunos estejam aprendendo de forma satisfatória e, ademais, a segunda afirmativa é verdadeira, pois realmente não existem evidências empíricas de que os alunos brasileiros saem da escola sem saber ler e escrever.
Sobre a importância da leitura e da interpretação de texto
É notório que, no mundo inteiro, os alunos têm diferentes deficiências escolares, que variam de acordo com sua nacionalidade e sistema educacional e o objetivo da tabela do PISA é demonstrar essas deficiências, para que se busque soluções para saná-las.
Leitura e escrita são de extrema relevância para a formação de um cidadão. No entanto, a mera inserção de tais disciplinas nos programas educacionais não indica que os alunos realmente aprenderam a ler e escrever de maneira satisfatória. Daí a conclusão de que a afirmativa I é falsa.
Quanto à afirmativa II, podemos concluir que é verdadeira, pois não existe nenhuma evidência, científica ou empírica, de que os alunos brasileiros saem das escolas sem saber ler e escrever. Ainda que estejamos diante de um ensino atrasado e deficitário, principalmente nas escolas públicas, tal afirmativa não possui qualquer evidência que a comprove.
Por fim, como sua pergunta está incompleta, é provável que o trecho abaixo seja o complemento do enunciado. Ressalto que a resposta acima foi dada com base nestas informações:
"I. O fato de a leitura e a escrita estarem nos programas escolares indica que os alunos, de fato, aprendem a ler e escrever.
PORQUE
II. Não existem evidências empíricas de que os alunos brasileiros saem da escola sem saber ler e escrever.
Analisando as asserções anteriores, conclui-se que:
a. a primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
b. as duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
c. a primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
d. as duas asserções são falsas.
e. as duas asserções são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira."
Saiba mais sobre leitura e interpretação de texto em brainly.com.br/tarefa/20529241
#SPJ4