"A cada ano, os pesticidas químicos matam pelo menos três milhões de camponeses. A cada dia, os acidentes de trabalho matam pelo menos dez mil trabalhadores. A cada minuto, a miséria mata pelo menos dez crianças. Esses crimes não aparecem nos noticiários. São, como as guerras, atos normais de canibalismo. Os criminosos andam soltos. As prisões não foram feitas para os que estripam multidões. A construção de prisões é o plano de habitação que os pobres merecem. " Fonte: https://dissencialistas. Wordpress. Com/2012/10/11/eduardo-galeano-criminologia. Acesso em: 24 ago. 2016. Com base na leitura e nos seus conhecimentos, avalie as afirmativas. I. Do texto, apreende-se que práticas econômicas e sociais vigentes causam a morte de milhões de cidadãos. II. Quando o autor afirma que "os criminosos estão soltos", quer dizer que o sistema prisional tem vagas insuficientes para abrigar aqueles que são responsáveis por estripar multidões. III. Os pesticidas, os acidentes de trabalho e a miséria, por não serem indivíduos, não podem ser presos. Portanto, quando alguém morre por uma dessas causas, não há culpados. IV. O autor considera que a justiça poupa grandes corporações e instituições e defende a ideia de que as prisões sejam habitações destinadas aos mais pobres. Está correto o que se afirma somente em: a. I e IV. B. I. C. I, III e IV. D. I, II e IV. E. II, III e IV
Soluções para a tarefa
O autor do texto original não cita fontes, e não considera todas as fases da humanidade, porém, sobre a perspectiva do autor, vivemos em um dos momentos mais pacíficos e prósperos. Apenas I e IV estão corretas.
Como podemos fundamentar a ideia do autor?
Segundo o mesmo, a partir de 1900 vivemos em um crescimento exponencial da população, onde as pessoas vivem de forma digna, aumentando as tecnologias, influenciando na saúde, na educação e na mobilidade.
Por isso, é interessante nos atentarmos para o olhar sobre a estrutura social, onde a disparidade econômica pode gerar perigos alarmantes, prejudicando ainda mais a sociedade em que vivemos, onde o estado acaba se tornando isento em diversos momentos.
Sobre a apresentação do texto em questão:
https://brainly.com.br/tarefa/14334900
#SPJ4