A cada ano mais de três milhões de pessoas são infectadas pelo vibrião da cólera e mais de 100 mil morrem. O não tratamento da água é o grande responsável pela transmissão, pela presença de dejetos fecais. Um tratamento eficaz da água é adicionar a ela hipoclorito de sódio (NaOCl). Para produzir o hipoclorito de sódio em larga escala, é utilizado o método de Hooker, que consiste na reação do gás cloro e de hidróxido de sódio frio, que produz hipoclorito de sódio, cloreto de sódio e água. O fenômeno que ocorre com o cloro é denominado:
a) auto-oxidação
b) autorredução
c) auto-oxirredução
d) hidrólise
e) desidratação
Soluções para a tarefa
A reação consiste em uma auto-oxirredução (alternativa C).
A reação de auto-oxirredução é aquela onde apenas uma substância atua como oxidante (causa oxidação e sofre redução - diminuição do NOX) e redutor (causa redução e sofre oxidação - aumento do NOX).
Vamos escrever a reação química de formação do hipoclorito de sódio e vamos analisa-la:
Cl₂ + 2 NaOH ⇒ H₂O + NaCl + NaClO
Um dos cloros presentes no gás cloro sofre oxidação ao formar o hipoclorito, indo de NOX 0 para NOX 1+. O outro cloro sofre redução indo de NOX 0 para NOX 1-, no cloreto de sódio.
Espero ter ajudado!
Resposta:
c) auto-oxirredução
Explicação:
Cl2 +2 NaOH ⇒ NaClO + NaCl + H2O
Após análise da equação da reação de produção do hipoclorito de sódio, conclui-se que o átomo de cloro sofre ao mesmo tempo oxidação e redução, portanto, ocorre o fenômeno de auto-oxirredução ou desproporcionamento.