A Cabanagem foi uma revolta social ocorrida no Norte do Brasil entre 1835 e 1840 e se insere em um contexto frequentemente chamado de “Período Regencial”. Trata-se de uma revolta que, junto a outras do mesmo período, indica:
(A)
o impacto, no Brasil, de conflitos de fronteira com os países hispânicos recém formados na América.
(B)
expansão de interesses imperialistas franceses e alemães em meio a geopolítica da 2ª Revolução Industrial.
(C)
a capacidade negociadora das elites imperiais em evitar que questões regionais desembocassem em conflitos armados.
(D)
a persistência, no contexto nacional brasileiro, de disputas entre jesuítas e governantes em torno da exploração do trabalho escravo.
(E)
o caráter violento e socialmente excludente do processo de formação do Estado nacional brasileiro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta é a a letra "E"
Explicação:
A Cabanagem, de fato, foi influenciada pela revolução americana e francesa, porém, não teve a ver com nenhuma das outras opções. A cabanagem foi um movimento em resposta ao descuido do governo imperial em incluir todo o território brasileiro em seus planos.
O movimento da Cabanagem foi reflexo da desigualdade e da miséria social presente durante o processo de formação do Estado nacional brasileiro. Portanto, a alternativa correta é a letra E).
Cabanagem
Ocorrida no Pará, o movimento da Cabanagem revelava o contexto da miséria e o caráter violento e socialmente excludente que estava presente no Brasil.
Essa revolta teve como principal objetivo a luta por melhores condições de vida pelas camadas populares, formada por indígenas, mestiços e negros. Além dessas reivindicações, os cabanos também lutavam por maior autonomia provincial para o Pará e o fim dos privilégios de comerciantes portugueses.
Saiba mais sobre "Cabanagem" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1151754
#SPJ2