A busca por uma identidade Nacional em artes plásticas era uma preocupação constante dos primeiros modernistas. Não queriam simplesmente imitar os estilos europeus. Queriam se apropriar e transformar essas tendências em algo novo e com a “cara” do Brasil. Um exemplo dessa busca é o quadro “Vendedor de frutas” de Tarsila do Amaral, pintado em 1925. Nesse quadro é representado um mulato de olhos azuis carregando um enorme cesto de frutas acompanhado por um pássaro tropical. As cores são chapadas e as formas muito estilizadas e a falta de profundidade dá uma impressão primitivista. O vendedor de frutas é uma alegoria do Brasil e do povo brasileiro, pois remete a uma ideia de paraíso tropical onde os frutos brotam, cabendo ao povo simples o trabalho apenas de colhê-los. - O Movimento Modernista da década 1920 buscava também encontrar as raízes da sociedade brasileira, afirmando o nacionalismo como um estágio para se chegar ao universal. *
1 ponto

Certo
Errado
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Certo
Explicação:
“O Modernismo manteve-se cúmplice de um projeto de constituição de uma arte brasileira típica”
Tadeu Chiarelli
valpestov6y:
muito obg
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
Sociologia,
6 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Espanhol,
8 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás