A burguesia se tornou a nova aristocracia. Sua emergência social e sua importância após a Revolução Francesa de 1789 foi eminente. A indústria era o novo investimento lucrativo e onde o capital era aplicado compulsivamente. Ela era o progresso, assim como os bancos e os produtores de matérias primas (carvão, aço e petróleo). O contexto pós 1789 fez com que praticamente tudo o que lembrasse costumes nobiliárquicos fosse abolido e evitado. A nova ordem e o ideal de uma república para todos os cidadãos contrapunham as antigas convicções do Antigo Regime e era nesse quesito que os indivíduos preferiam se destacar a priori.
O efeito da Revolução sobre as classes alijadas do poder na França e ameaçadas nos outros lugares foi fazê-las pôr em ação um renascimento de tudo o que a Revolução tinha buscado destruir. O desejo que os monarcas e aristocratas pré-revolucionários tinham de agir e viver como cavalheiros comuns deu lugar a novos impulsos na direção da hierarquia e do esplendor (STRONG, 2004: 234).
Com dinheiro para gastar, os burgueses não queriam aparentar serem cidadãos comuns. Se destacar aparentemente como se destacavam nos negócios era o objetivo. Com Napoleão Bonaparte e sua coroação como novo imperador da França, a aristocracia estava de volta e com ela muitos costumes, mesmo após sua queda em 1815. É o renascimento das cortes e de seus hábitos. Esses costumes acabam por se fixar na sociedade moderna e burguesa do século XIX, principalmente no período que damos nome de Belle Époque. O grand couvert da nobreza se transformou em jantares menores e privados, mas a pompa continuou à sua maneira.
Fonte: AMORIM, Mariana. Os jantares festivos: o papel da anfitriã burguesa, costumes aristocráticos e consumo alimentar no século XIX. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2019.
Percebemos no relato apresentado que se buscou situar as bases necessárias para se impulsionar na cultura europeia o surgimento dos restaurantes. A partir disso, analise estes precedentes culturais e os correlacione com os objetivos da ascensão da burguesia e da Revolução Francesa, buscando entender a força destes desdobramentos na influência da gastronomia que se desenvolveu a partir do século XIX.
Soluções para a tarefa
Respondido por
30
O texto do enunciado da questão trata sobre os aspectos da burguesia no século 17 e 18 e suas principais características.
Importante notar que a burguesia nessa época era as pessoas que possuíam mais poder aquisitivo na Europa.
No entanto, o mesmo não se dava no âmbito político o que gerou diversas revoltas como a revolução francesa.
Importante notar assim que as referidas revoluções foram de fundamental importância no âmbito da construção da sociedade moderna tendo em vista a quebra de privilégios.
espero ter ajudado!
Perguntas interessantes