A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, divide-se em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.
Baseando-se na leitura do texto, observa-se que a finção de linguagem predominante é
a) Fática com foco no referente.
b) referencial com foco no código
c) conativa com foco no emissor
d) referencial com foco no assunto
Soluções para a tarefa
Esta questão nos traz um pequeno trecho de um texto retirado de um livro, O guia dos curiosos, de Marcelo Duarte. Ao ler o pequeno texto, podemos dizer que:
Trecho descritivo -
=> apresenta informações desconhecidas do leitor
=> terceira pessoa ( informal )
=> linguagem clara e objetiva
A pergunta que precisamos responder é que função da linguagem predomina no trecho. Para respondê - la, precisamos pensar nas características acima, e confrontá - las com as alternativas. A alternativa A aponta a linguagem emotiva, mas é um texto escrito em terceira pessoa, o que faz que tenha um distanciamento do leitor. A alternativa B não faz muito sentido, pois não é a intenção do texto testar em si mesmo se a comunicação se estabelece ou não, pois a intenção é informar o leitor de alguns dados que talvez ele ainda não saiba. A alternativa C também não se aplica, pois a linguagem tenta ser o mais clara possível, e a linguagem poética busca ser ambígua, ou seja, ter muitos significados para uma mesma frase. A alternativa D não se relaciona com o propósito do texto, pois não há uma tentativa de mudar ou sugerir comportamentos ao seu leitor. A alternativa E aponta que a função é referencial, pois tenta apresentar informações conceituais e algumas pequenas noções para o leitor. Por isso, a alternativa que responde nossa questão é a E.