)
A bioética é definida como o estudo transdisciplinar das ciências biológicas, ciências da saúde, ética e do direito, tendo como finalidade investigar todas as situações que estão relacionadas com a vida humana, animal ou vegetal.
A pesquisa com humanos atualmente envolve alguns princípios bioéticos que são fundamentais para garantir a segurança de todos os pesquisados. Com base nestas informações, assinale a alternativa que contempla os princípios da bioética e o que significa a justiça ou equidade.
Soluções para a tarefa
Os princípios são beneficência, não-maleficência, autonomia e justiça ou equidade. Justiça ou equidade significa distribuição de deveres e benefícios sociais de forma coerente e adequada para todos os indivíduos pertencentes a uma determinada sociedade
Resposta:
Os princípios são beneficência, não-maleficência, autonomia e justiça ou equidade. Justiça ou equidade significa distribuição de deveres e benefícios sociais de forma coerente e adequada para todos os indivíduos pertencentes a uma determinada sociedade.
Explicação:
Princípio da Beneficência : está relacionado com o dever de ajudar o próximo, de fazer o bem de acordo com os interesses da pessoa. Para isso, é preciso reconhecer o valor moral do outro na busca por evidenciar o bem (buscar o máximo de benefícios) e reduzir o mal (minimizar danos e riscos).
Princípio da Não Maleficência : é considerado como o mais controverso de todos. O pressuposto desse princípio é o dever de não fazer qualquer mal a outra pessoa, não causando danos ou colocando-a em risco. Só por este fato de não fazer o mal, acredita-se já estar fazendo o bem para essa pessoa.
Princípio da Autonomia : está relacionado com o poder de decisão que o indivíduo tem sobre si mesmo e que cada ser humano deve ter a sua liberdade resguardada e garantida. De acordo com esse princípio, todo ser humano que for adulto e possua plena consciência de si terá sempre o direito de decidir o que pode ou não ser feito no seu próprio corpo.
Princípio da Justiça ou Equidade : está relacionado com a distribuição de deveres e benefícios sociais de forma coerente e adequada para todos os indivíduos pertencentes a uma determinada sociedade, ou seja, deve ser dado para cada um o seu direito.