Filosofia, perguntado por aronroger19, 1 ano atrás

A Biblioteca de Alexandria foi uma das mais célebres bibliotecas da história e um dos maiores centros do saber da Antiguidade, teve a duração do século III a. C. até o século IV d. C. tendo como propósito refletir os valores de sua época, ou seja, de apoio a difusão do saber grego clássico para o Oriente e o desenvolvimento de uma ciência. Acerca desse centro cultural e científico, assinale a alternativa correta.

A) A biblioteca de Alexandria possuía herança grega, ou seja, os intelectuais eram apenas empíricos e não fazia experimentos, pois desprezavam a atividade prática e técnica.

B) A biblioteca destacou-se por cultivar conhecimentos práticos, principalmente na área da mecânica com Arquimedes, Euclides com a geometria e Hipátia com a Física, invenção do astrolábio e hidrômetro.

C) O perfil de conhecimento desenvolvido na biblioteca era medieval, pois estava associado à fé, sendo assim, construiu as bases para a cristandade e ajudou a fundamentar a Inquisição.

D) A concepção astronômica da biblioteca de Alexandria era somente a aristotélica geocêntrica, não havia influência de teóricos antigos que defendiam o heliocentrismo, como Aristarco de Samos.

E) A biblioteca de Alexandria teve como diretor o bispo Santo Agostinho que traduziu as obras de Aristóteles e Santo Tomás de Aquino, responsável pelas adaptações das teorias de Platão a fé.

Soluções para a tarefa

Respondido por Rubamirim
4

Resposta:

Alternativa "B)".

Explicação:

"Além de servir à demonstração de poder dos governantes ptolemaicos, a Biblioteca teve um papel significativo na emergência de Alexandria como sucessora de Atenas enquanto centro irradiador da cultura grega. Muitos estudiosos importantes e influentes trabalharam nela, notadamente Zenódoto de Éfeso, que buscou padronizar os textos dos poemas homéricos e produziu o registro mais antigo de que se tem notícia do uso da ordem alfabética como método de organização; Calímaco, que escreveu os Pínakes, provavelmente o primeiro catálogo de biblioteca do mundo; Apolônio de Rodes, que compôs o poema épico As Argonáuticas; Eratóstenes de Cirene, que calculou pela primeira vez a circunferência da Terra, com invulgar precisão; Aristófanes de Bizâncio, que inventou o sistema de diacríticos gregos e foi o primeiro a dividir textos poéticos em linhas; e Aristarco da Samotrácia, que produziu os textos definitivos dos poemas homéricos e extensos comentários sobre eles. Além deles, existem referências de que a comunidade da Biblioteca e do Mouseion teria também incluído temporariamente numerosas outras figuras que contribuíram duradouramente para o conhecimento, como Arquimedes e Euclides."

(...)

"A Biblioteca de Alexandria foi mais que um repositório de obras, e durante séculos constituiu um notável polo de atividade intelectual. Sua influência pôde ser sentida em todo o mundo helenístico, não apenas por meio da valorização do conhecimento escrito, que levou à criação de outras bibliotecas nela inspiradas e à proliferação de manuscritos, mas também por meio do trabalho de seus acadêmicos em numerosas áreas do conhecimento. Teorias e modelos criados pela comunidade da Biblioteca de Alexandria continuaram a influenciar as ciências, a literatura e a filosofia até pelo menos a Renascença. Além disso, o legado da Biblioteca de Alexandria teve efeitos que se estendem até nossos dias, e ela pode ser considerada um arquétipo da biblioteca universal, do ideal de armazenamento do conhecimento, e da fragilidade desse conhecimento. Juntos, a Biblioteca e o Mouseion contribuíram para afastar a ciência de correntes de pensamento específicas e, sobretudo, para demonstrar que a pesquisa acadêmica pode servir às questões práticas e às necessidades materiais das sociedades e governos."

Fonte: Wikipedia

obs: recorde-se que essas tradições helenísticas tinham natureza prática no exercícios de persecução e elaboração científicos; a Alternativa "b" é a única que condiz a essa tradição porquanto as demais alternativas traduzem a visão medieval europeia adotada séculos depois.

Perguntas interessantes