A beleza e a feiura do mundo, a realidade e o sonho, fazem parte da arte. A obra artística, enquanto objeto produzido pelo homem, revela o próprio homem - quem ele é e o que pretende ser, aquilo que faz e o que pretende fazer, aquilo de que gosta e o que lhe desgosta, o que lhe dá prazer e o que causa dor. O subjetivo torna-se objeto e o objeto remete ao sujeito. A arte e a humanização do homem: afinal de contas, para que serve a arte? Com base no conteúdo estudado na Unidade 1 e em seus conhecimentos prévios, responda aos itens a seguir: 1. Apresente, de forma clara e embasada, os conceitos de Estética, de Belo e de Feio. 2. Você acredita que os conceitos de Belo e Feio são fixos ou acha que eles mudam com o passar do tempo? Cite um exemplo de obra, artista ou movimento que já foi desvalorizado, ou um que você acredita que obterá reconhecimento algum dia. Justifique a escolha de seu exemplo
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
1. A Estética é o ramo da filosofia que estuda a beleza sensível, refletindo sobre oo fenômeno artístico. A Beleza é vista como a harmonia das formas, das cores, etc. O "feio" é considerado o desarmônico.
2. Os conceitos de Belo e Feio são mutáveis, tal como já vimos o ideal de beleza feminino e masculino mudarem totalmente ao longo da história, por exemplo.
Um artista pouco reconhecido brasileiro é Aleijadinho, que já faleceu há mais de 100 anos; algum dia sua obra será reestudada e ele se tornará um símbolo nacional, pois ainda não teve o devido reconhecimento.
Abraços!
Perguntas interessantes
Física,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás