Português, perguntado por Usuário anônimo, 6 meses atrás

A Bela e o Monstro Era uma vez um príncipe egoísta que um dia não prestou ajuda a uma velhinha que a solicitou. Só que esta era uma bruxa e gritou uma maldição: - Julgas-me indefesa! Pela tua falta de piedade condeno-te a viver a partir de hoje como uma Besta. A transformação foi imediata! O destino da fera ficaria ligado ao de uma rosa encantada, que viveria até que ele chegasse aos 21 anos. Então os dois morreriam. A menos que alguém o amasse! - Mas que mulher gostará de mim assim? Anos depois, numa aldeia próxima, já tinham esquecido o sucedido. Ali residia Bela, moça bonita, que gostava muito de ler e que era cortejada por diversos moços. Uma noite Maurício, o pai de Bela, perdeu-se no Bosque e, depois de muito caminhar, chegou ao castelo de Besta. Chamou, chamou e, como ninguém acorresse e a porta estivesse aberta, entrou e sentou-se junto da lareira, para se aquecer. - Invadiste a minha casa, velho! - gritou Besta. - Sou um inventor... suplicou Maurício. - Juro que não direi a ninguém que o vi... Deixe-me ir embora... - Cala-te. - rugiu Besta. - És meu prisioneiro! Dias depois, Bela entrou no castelo, quando andava desesperada em busca do pai. - Alguém me ouve? Besta apareceu e levou-a à cela do pai. - Velho, vai-te embora, mas se contares a alguém o meu segredo, não verás mais a tua filha! Noite dentro, Besta lembrou-se que deveria conseguir o amor sincero de uma mulher... Mas como? Com pena de Bela, conduziu-a a um grande e confortável quarto. Deu-lhe de comer e portou-se com a máxima educação. E ofereceu-lhe um lindo vestido. No dia seguinte, ao entrar na biblioteca do castelo, ficou espantada. - Nunca vi tantos livros. Já os leu todos? - Não, respondeu Besta. - Creio que é mais humano do que aparenta, senhor! Continuando o mostrar-lhe o castelo, entraram na sala aonde se encontrava a rosa mágica. - Está a morrer! - gritou ela. - E eu morro com ela! - disse tristemente Besta. Entretanto Bela voltou à aldeia, para salvar o pai que, por ser inventor, o povo achava louco. E no afã de apresentar argumentos falou do castelo e do seu dono, salientando a bondade deste. Mas ninguém acreditou nela. E os camponeses armaram-se com forquilhas e enxadas para matar Besta. Bela adiantou-se e, correndo quanto podia, conseguiu chegar primeiro ao castelo. E avisou o príncipe do perigo que o espreitava. Mas, já muito farto da vida que levava, ele não quis lutar. Um dos camponeses feriu-o com um punhal e empurrou-o de uma varanda do castelo. - Vou ajudar-te! - gritou Bela. - Não podes morrer! Correu até ao jardim e beijou com amor Besta, tentando reanimá-lo. Milagre, este voltou a ser o príncipe que antes fora. Mas nunca mais egoísta e cruel. O castelo encheu-se de vida. E logo depois veio a boda dos dois enamorados, que viveram felizes para sempre.


Exercícios de compreensão e interpretação: 1- Um conto maravilhoso sempre começa da mesma forma quando se refere ao tempo e ao local. Apresenta o quando e onde ocorre a ação. Completem o exercício com informações oferecidas pelo texto.: Tempo:___________________________________________________________________________ Espaço:___________________________________________________________________________ 2- O narrador faz um retrato psicológico do jovem príncipe. Como ele é caracterizado? Por que ele se tornou assim?
3- O caráter fantástico de um conto deve-se, muitas vezes, ao aparecimento de uma personagem e de um objeto mágicos. Personagem mágica_____________________________________ Objeto mágico_________________________________________ 4- Com base na leitura do conto completem o seguinte esquema: ACONTECIMENTO INICIAL
COMPLICAÇÃO RESOLUÇÃO5- Como vocês devem ter observado, este conto se inicia como muitos outros. Era uma vez... a- Qual o verbo utilizado na expressão Era uma vez? b- Como se chama o tempo verbal empregado? c- Retire do texto outros verbos empregados neste mesmo tempo. d- Há verbos no presente? Retire cinco exemplos. e- Há verbos no pretérito perfeito? Retire-os. 6- Agora completem o esquema concluindo sobre o emprego dos verbos:
no presente no pretérito perfeito​

Soluções para a tarefa

Respondido por Polarinhah
2

Resposta:

TEMPO: 21 anos

ESPAÇO: castelo da besta

2 - o jovem principe era muito egoista

Explicação:

a 3 a 4 a 5 e a 6 vou deixar para outras pessoas ganharem xp


Usuário anônimo: obrigado^^
Polarinhah: de nada
Perguntas interessantes