A barragem de Pirapora do Bom Jesus localiza-se no rio Tietê, a 50 km da capital paulista e a menos de 300 metros da cidade do mesmo nome. Observe as duas fotos. (Memórias de Pirapora do Bom Jesus.O Estado de S.Paulo,2003.) Assinale a alternativa que explica o maior volume de espuma provocado pela queda d’água da barragem no período de junho a agosto, e a origem da grande quantidade de lixo que o rio transporta. (A) Verão; época mais chuvosa; resíduos da agricultura do município. (B) Inverno; estação mais seca; lixo da capital paulista. (C) Outono; estação um pouco mais fria; lixo das áreas urbanas e rurais periféricas. (D) Primavera; predomínio de altas temperaturas; apenas lixo industrial da própria cidade. (E) Ano todo; chuvas anuais bem distribuídas; lixo do aterro sanitário das cidades da região.
Soluções para a tarefa
A resposta para esta questão é a letra B:
(B) Inverno; estação mais seca; lixo da capital paulista.
Esta pode ser considerada uma questão bem fácil, primeiro é possível notar que no enunciado se encontram os meses, ele informa que são imagens de junho a agosto, ou seja, a estação do inverno no Brasil.
O inverno brasileiro é uma estação mais seca, a formação de espumas ocorre devido a esse detalhe. Sabendo também que rio tietê corre também no centro paulista e que pode ser considerado um dos rios mais poluído do Brasil, passa a ser possível encontrar a resposta de forma rápida sem muitos problemas a acrescentar.
A alternativa que explica o maior volume de espuma provocado pela queda d’água da barragem de Pirapora do Bom Jesus no período de junho a agosto, e a origem da grande quantidade de lixo que o rio transporta é a B: Inverno, que é a estação mais seca e o lixo origina da capital paulista.
A barragem fica no trecho do rio Tietê entre as cidades de Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba. Esta barragem tem por finalidade acumular as águas do rio Tietê a fim de auxiliar a Barragem de Rasgão na produção de energia elétrica.
Devido a elevada altura de seus vertedores, quando a água é liberada, temos a produção de elevada quantidade de espuma, devido a poluição do rio Tietê. Essas espumas chegam a atingir as ruas, praças e casas da cidade, atingindo até 4 (quatro) metros de altura acima das ruas.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18985261