A bactéria Clostridium perfringens* normalmente está associada a infecções alimentares. No entanto, a contaminação de pele e tecidos moles por essa bactéria pode levar a um quadro bastante grave, chamado de mionecrose clostridial, que também é conhecida como gangrena gasosa. É importante salientar que algumas cepas da bactéria supracitada pode causar uma doença leve a moderada ou até uma gastroenterite grave. Nessa condição, o indivíduo com gangrena gasosa apresenta infecções necrosantes de tecidos moles, que são rapidamente progressivas e se caracterizam por conta da destruição tecidual e de gás nos tecidos, podendo levar ao choque. É aconselhável repouso e reposição de líquidos no paciente que ingeriu alimentos contaminados. Diante de tal contexto, explique como a Clostridium perfringens consegue alterar as proteínas. Qual seria sua patogenia?
* A bactéria Clostridium perfringens não possui colágeno em nenhuma parte de sua composição.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A intoxicação alimentar por Clostridium perfringens resulta da ingestão de alimentos contaminados pela bactéria Clostridium perfringens. Uma vez no intestino delgado, a bactéria libera a toxina que geralmente causa a diarreia.
Explicação:
Resposta:
A patogenia dessa bactéria anaeróbia está relacionada à sua capacidade de hidrolisar ligações peptídicas das proteínas. Uma possível explicação da invasão da bactéria Clostridium perfringens é a síntese da colagenase. Essa enzima quebra as ligações peptídicas do colágeno e destrói o tecido, no caso do paciente, permitindo a invasão dos tecidos pela bactéria. O colágeno tem uma estrutura de tripla hélice que é composta, basicamente, por lisina, prolina, hidroxiprolina e hidroxilisina. Além disso, pode ser classificado em colágenos do tipo I ao XII, dependendo da sua localização nos variados tecidos. Portanto, essa enzima consegue hidrolisar as ligações peptídicas entre esses aminoácidos e entrar no tecido do hospedeiro. E como a bactéria Clostridium perfringens não possui colágeno em nenhuma parte de sua composição, não é afetada por sua enzima colagenase. A colagenase afetará somente o hospedeiro que possuir os diversos tipos de colágeno.
Explicação: