A babesiose canina é uma doença transmitida por carrapatos, causada por hematozoários do gênero Babésia que se multiplicam, preferencialmente, em eritrócitos jovens. A Babésia canis ocorre mundialmente com alta prevalência nas regiões tropicais e subtropicais, sendo encontrada na África, Ásia, Austrália, Europa, América do Norte, Central e do Sul.
Na imagem a seguir temos o ciclo desta parasitose (Fig.1).
babesiose
Fig.1 – Ciclo da babesiose em cães.
Sobre o ciclo da babesiose canina foram feitas as seguintes afirmações. Assinale V para as afirmações corretas e F, para as falsas:
( ) A infecção do hospedeiro vertebrado se dá pela inoculação de esporozoítos juntamente com a saliva do carrapato, durante o repasto.
( ) Tem como hospedeiro intermediário o cão, e definitivo o carrapato Rhipicephalus sanguineus.
( ) A babesiose canina é altamente patogênica, e pode acometer tanto os cães jovens quanto os adultos. Na profilaxia da enfermidade, o controle dos carrapatos é fundamental.
( ) Por ser um parasita intra eritrocitário, anemia é um dos sintomas apresentados por cães acometidos com esta patogenia.
Assinale a alternativa com a resposta correta:
Escolha uma:
a. V - F - V - V. CORRETA
b. F - V - V - F.
c. F - V - V - V.
d. F - F - V - F.
e. V - F - V - F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Considerando o ciclo de vida da Babesia sp., podemos afirmar que alternativa correta é a letra a.
Babesiose em cães
Analisando cada um dos itens propostos na pergunta, podemos concluir a resposta:
- Incorreto – A fase infectante do parasito, presente nas glândulas salivares do carrapato, é o esporozoíto. Esse eclode e origina o trofozoíto. Os cães são infectados quando carrapatos que carregam o parasito se aderem ao pelo e migram para a pele, para se alimentar se sangue.
- Correto – O hospedeiro intermediário é o cão, onde ocorre a reprodução assexuada do parasito, apenas amadurecendo no desenvolvimento. No carrapato Rhipicephalus sanguineus, ocorre a reprodução sexuada, o determinando hospedeiro definitivo.
- Correto – A babesiose é altamente patogênica, pois quando não tratada imediatamente, leva a morte do cão. O parasita utiliza as hemácias para sua reprodução, ocasionando anemia, além da invasão às células do intestino. A principal profilaxia da babesiose é o controle populacional de carrapatos no ambiente.
- Correto – A babesia é um parasita intra eritrocitário, pois necessita penetrar nos eritrócitos para completar seu ciclo reprodutivo e se proliferar no hospedeiro intermediário.
Para continuar seu estudo sobre babesiose, acesse esse link: https://brainly.com.br/tarefa/31903908
#SPJ9
Respondido por
0
Resposta:
V - F - V - V.
Explicação:
Certo no AVA
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Pedagogia,
5 meses atrás
Física,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás