Biologia, perguntado por adalgisanunes, 1 ano atrás

:A aventura humana na Terra tem-se caracterizado, com o passar dos tempos, por um esforço contínuo rumo a novas descobertas. Considerando algumas características desse esforço, julgue os itens adiante.

(0) A Biologia, tal qual as outras ciências, segue o procedimento geral do método científico: não possui técnicas particulares nem evolução própria.
(1) Leis e teorias podem ser corrigidas, aperfeiçoadas e até substituídas, à medida que se descobrem novos fatos ou se realizam novas experiências.
(2) Embora não empregue testes controlados, o conhecimento comum descreve a aparência dos fenômenos, examinando seus efeitos.
GENTE O ITEM 1 ESTÁ CORRETO, MAS QUERO ENTENDER PORQUE POIS QUE EU SAIBA A LEI NÃO PODE SER MODIFICADA APENAS A TEORIA

Soluções para a tarefa

Respondido por FelpMM
67
Leis são criadas através de hipóteses, portanto nem sempre são absolutas e estão sujeitas a mudanças. A verdade que conhecemos hoje pode ser diferente da que veremos amanhã porque a ciência está em constante evolução. 

adalgisanunes: Quase... tipo que eu saiba o conceito de teoria seria esse. Mas o de lei é diferente não sendo plausível de mudanças como a lei da termodinâmica ou a lei de newton
adalgisanunes: Por isso não entendi como esse item pode está correto
FelpMM: Leis vieram de hipóteses que explicam eventos que acontecem com frequência dentro de um universo que conhecemos. Não conhecemos tudo, portanto estão sujeitas a mudanças como eu já havia dito.
A Lei de Lavoisier é um exemplo de lei que sofreu alterações. :)
FelpMM: espero ter ajudado
adalgisanunes: uhrum obrigado
Respondido por lalabhz
2

Resposta:

F -V -V

Explicação:

A Biologia, tal qual as outras ciências, segue o procedimento geral do método científico: não possui técnicas particulares nem evolução própria.

Incorreta, uma vez que diferentes ciências manifestam diferentes métodos de evolução!

Pensemos, por exemplo, em uma ciência natural ( como a biologia ) e em uma ciência social ( como a sociologia ). Estas apresentam, entre si, diferentes formas de dedução e debate de ideias, assim como diferentes maneiras de avaliação de uma premissa, por exemplo. Além, podemos pensar que, mesmo estando indiretamente ligadas, o progresso científico de uma não determina o da outra, apresentando, portanto, uma evolução própria!

Embora não empregue testes controlados, o conhecimento comum descreve a aparência dos fenômenos, examinando seus efeitos.

Correto. Pensemos, por exemplo, na classificação morfológica dos seres, de Aristóteles… esta, por mais que não tenha apresentado resultados verdadeiros e atualmente aceitos, usou do conhecimento comum para a elaboração de suas teorias e classificações!

Ainda, podemos pensar na simples transição do dia para a noite… qualquer pessoa, mesmo sem ter qualquer tipo de formação acadêmica, consegue, em maior ou menor grau, descrever e examinar essa passagem.

Mesmo que por explicações grosseiras, o conhecimento comum é capaz de identificar as mudanças ocorridas e suas consequências, mesmo pautando suas análises em tradições e em experiências superficiais, ao invés de análises controladas.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes