A avaliação tem como função diagnosticar ou levantar dados sobre o desempenho de um determinado agente do processo de ensino e aprendizagem. No entanto, tais instrumentos e práticas levam os profissionais da educação ao constante debate sobre os resultados obtidos neste processo. A avaliação quantitativa tem a preocupação de comprovar o grau em que os objetivos estabelecidos foram alcançados. Sobre as características do modelo alternativo ou abordagem qualitativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A objetividade na avaliação é sempre relativa, não pode ser o objetivo central ou prioritário.
( ) A educação e a avaliação não podem ser pensadas como processos tecnicistas desvinculados de valores.
( ) Pluralidade e flexibilidade metodológicas são indispensáveis a uma proposta de avaliação quantitativa.
( ) Defende o princípio da objetividade na avaliação, portanto apenas aspectos observáveis do comportamento podem ser objeto de avaliação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - V - F - F.
d) F - F - V - V.
Soluções para a tarefa
A questão C) V - V - F - F. Esta correta
( ) A objetividade na avaliação é sempre relativa, não pode ser o objetivo central ou prioritário. Os objetivos não podem ser centralizados, pois existem vários aspectos extrínseco e intrínseco que podem alterar o resultado final.
( ) A educação e a avaliação não podem ser pensadas como processos tecnicistas desvinculados de valores. Os alunos não precisam executar os movimentos com perfeição e técnica, nesse sentido a avaliação esta na tentativa de execução de determinado movimento!
( ) Pluralidade e flexibilidade metodológicas são indispensáveis a uma proposta de avaliação quantitativa. Não é necessário uma flexibilidade metodológica para se ter um resultado qualitativo!
( ) Defende o princípio da objetividade na avaliação, portanto apenas aspectos observáveis do comportamento podem ser objeto de avaliação. Se contradiz com a primeira !
"especifico