A avaliação no Ensino Fundamental deve ter um caráter analítico da aprendizagem, oportunizando a construção e reconstrução dos conhecimentos, permitindo que os educadores reflitam sobre a prática pedagógica desenvolvida naquele contexto. Qual a forma mais adequada de avaliação para este nível de ensino?
A- A avaliação classificatória, que tem como objetivo verificar informações que os alunos assimilaram em um determinado período, visando a aprovação ou reprovação.
B- A avaliação objetiva, em que se utiliza uma data e um instrumento avaliativo específico.
C- A avaliação somativa, em que visa o alcance da aprendizagem com foco nos objetivos propostos
D- A avaliação processual, que possibilita o acompanhamento da construção do conhecimento de forma contínua e o erro tem papel relevante, sendo utilizado como estratégia de aprendizagem.
E- A avaliação diagnóstica, em que se identifica os conteúdos que o aluno já sabe e os que ainda não conhece, partindo deste ponto para a elaboração do planejamento e estratégias.
Soluções para a tarefa
Respondido por
23
A avaliação processual, que possibilita o acompanhamento da construção do conhecimento de forma contínua e o erro tem papel relevante, sendo utilizado como estratégia de aprendizagem.
Respondido por
12
Letra D.
Em se tratando dos tipos de avaliação descritos com o contexto em que é apresentado, observa-se que a avaliação processual contém os elementos mais coerentes com o tipo de abordagem educacional prevista.
Dessa forma, a partir deste modelo, torna-se possível que os educadores implementem avaliações, ao mesmo tempo em que há a possibilidade de feedback para os alunos, direcionados para a qualifcação do aprendizado e reconhecimento dos erros.
Perguntas interessantes