A avaliação na Educação Infantil deve ter a finalidade de acompanhar e repensar o trabalho realizado, pois somente assim será possível atribuir as notas de desempenho às crianças para sua aprovação ou sua reprovação. A. A avaliação na Educação Infantil deve ter a finalidade de acompanhar e repensar o trabalho realizado, pois somente assim será possível atribuir as notas de desempenho às crianças para sua aprovação ou reprovação. B. A avaliação na Educação Infantil consiste apenas na observação crítica, sistemática e criativa do comportamento de cada criança, sem que haja necessidade de registros dos professores ou produções das crianças. C. A avaliação na Educação Infantil é pensada na perspectiva da documentação pedagógica, que envolve o planejamento intencional e a escuta ativa do professor, a organização de registros das ações das crianças e a interpretação das informações identificadas no processo para o (re)planejamento de atividades e autoavaliação docente. D. A avaliação na Educação Infantil é um conjunto de registros que evidencia as experiências das crianças no cotidiano da instituição, cuja finalidade é encaminhar as produções para as famílias. E. A avaliação na Educação Infantil é um instrumento potente que auxilia apenas o professor a melhorar sua prática educativa, pois não demanda a participação das crianças, por não terem capacidade de emitir qualquer julgamento de valor sobre suas ações
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa "C"
A avaliação na Educação Infantil é pensada na perspectiva da documentação pedagógica, que envolve o planejamento intencional e a escuta ativa do professor, a organização de registros das ações das crianças e a interpretação das informações identificadas no processo para o (re)planejamento de atividades e autoavaliação docente.
Explicação:
O Currículo em Ação defende a documentação pedagógica como uma estratégia didática potente e contextualizada de planejamento docente, acompanhamento das aprendizagens das crianças, registros das vivências cotidianas, análise e interpretação do vivido por elas e por professores e formação contínua do fazer pedagógico docente. Trata-se de um processo que perpassa por toda a ação docente e das crianças no cotidiano da instituição de Educação Infantil, envolvendo a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e das interações delas; a utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.); a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos por elas (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental). Além disso, é a documentação específica que permite às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem delas na Educação Infantil. Portanto, mais que um valor testemunhal sobre o que é experienciado pelas crianças em sua jornada, a documentação pedagógica favorece o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e da formação do professor, sempre concorrendo para a promoção da aprendizagem e do máximo desenvolvimento humano delas.