A avaliação na educação infantil deve permitir acompanhar e registrar as situações/experiências vividas no cotidiano dos bebês e crianças, em relação a si mesmas, enquanto sujeitos e coautoras de seu desenvolvimento.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 destaca no artigo 31, que a avaliação na educação infantil deve ocorrer “mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental”.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. LDB nº 9394/1996. Disponível em: .
Essa concepção de avaliação “se efetiva por meio de uma sistematização de registros significativos dos fazeres vividos pelas crianças, [...] permite uma reflexão permanente sobre as ações e pensamentos das crianças. Esses registros são considerados documentação pedagógica”.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Avaliação na Educação Infantil: aprimorando os olhares. Orientação Normativa nº 01/13. SP: SME/SP: 2014 p. 23. Disponível em: .
Corroborando com esta premissa, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI – (2009) formalizam que as creches e pré-escolas devem planejar maneiras de avaliar, que permitam acompanhar o trabalho pedagógico realizado e a avaliação do desenvolvimento das crianças.
Considere as possibilidades que, de fato, evidenciam a avaliação na educação infantil e escolha a alternativa correta.
Alternativas:
a)
A sistematização dos registros precisa ser composta de instrumentos que permitam acompanhar as crianças em seus percursos de aprendizagens, assumindo diferentes formas.
b)
O educador deve ter o olhar atento para observar e realizar os registros, para isso, deve apoiar-se em um rol de expectativas para as crianças da faixa etária em que atua.
c)
O registro deve revelar a maneira como o educador ou educadora planejou as práticas, o que permite comparar como as crianças estão se desenvolvendo.
d)
Os registros considerados documentação pedagógica podem pautar-se na observação da criança, sua adaptação ao conjunto de padrões.
e)
Para a sistematização dos registros, desconsideram-se as fotografias, filmagens e gravação de falas dos bebês e crianças.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Letra C
Explicação:
O registro deve revelar a maneira como o educador ou educadora planejou as práticas, o que permite comparar como as crianças estão se desenvolvendo.
Perguntas interessantes