A avaliação externa consiste em todo processo avaliativo do desempenho do sistema educacional com o propósito de orientar as políticas públicas.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmação incorreta em relação à avaliação externa do sistema educacional brasileiro:
a.
a avaliação externa é aquela gestada fora do ambiente escolar e tem como objetivo fornecer informações sobre o desempenho e resultados dos sistemas educativos para gestores educacionais e de ensino, famílias e sociedade;
b.
nos anos 90, o Brasil tornou-se signatário dos acordos internacionais, o que influenciou fortemente na criação de um sistema de avaliação no país;
c.
com a Lei 9394/96, o sistema de avaliação, que até então era uma diretriz governamental, tornou-se uma atribuição do Ministério da Educação (MEC).
d.
o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP)é responsável pela avaliação de toda a educação básica, ao passoque o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior(SINAES) se responsabiliza pela avaliação da educação superior.
e.
paralelamente ao Sistema Nacional de Avaliação, vários estados e municípios também organizaram Sistemas locais e Regionais para avaliação da aprendizagem
Soluções para a tarefa
Olá!
A avaliação externa compreende um dos principais mecanismos de análise de feedback do conteúdo abordado em sala de aula, sendo regulado por duas entidades no Brasil.
No que tange a Educação Básica, a avaliação externa é regulada pelo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), verificando a qualidade da educação fundamental e média.
Já o Ensino Superior é regulada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior(SINAES).
Resposta, d. o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP)é responsável pela avaliação de toda a educação básica, ao passoque o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior(SINAES) se responsabiliza pela avaliação da educação superior.
Resposta:os resultados da avaliação externa não influenciam o cotidiano escolar,visto que os resultados são aplicados somente na elaboração de políticas educacionais.
Explicação: