A avaliação é um processo importante no contexto escolar. Mesmo tratando-se das crianças pequenas faz-se necessária. Com isso, pode-se ressaltar que os registros são bastante significativos, pois, orientam continuamente sobre a apropriação dos conteúdos trabalhados e as possibilidades de avanços. Assim, a avaliação da criança no espaço educativo passa a ser documentada, indicando as trajetórias, as dificuldades e os avanços, sinalizando os pontos que ainda necessitam ser trabalhados ou revistos pelo professor. RIBEIRO, Maria R. M. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2018. Considerando o sentido da avaliação escolar, a perspectiva descrita está orientada: Alternativas Alternativa 1: Na forma de verificação e aferição de valores. Alternativa 2: Como mecanismo disciplinar para realização de tarefas. Alternativa 3: Como propulsora de condutas que necessitam de intervenções para a disciplina. Alternativa 4: No acompanhamento do processo educativo com vistas a orientar sobre o ensino e a aprendizagem. Alternativa 5: Como um procedimento de acompanhamento obrigatório e prestação de contas da vida escolar à família.
Soluções para a tarefa
Alternativa 4:
No acompanhamento do processo educativo com vistas a orientar sobre o ensino e a aprendizagem.
Olá,
Alternativa 4: No acompanhamento do processo educativo com vistas a orientar sobre o ensino e a aprendizagem.
Muitas das vezes acreditamos que a avaliação é uma forma de apenas ver se o aluno sabe ou não sobre aquele assunto e pronto, mas ela vai além disso. As avaliações devem ser feitas para que os professores compreendam as maiores dificuldades dos seus alunos, e planejem de forma eficaz métodos capazes de fazer com a dificuldade daquele aluno deixe de ser uma dificuldade.
Sendo assim, ela possui mais a função de orientação e compreensão do que o julgamento de "lerdo ou esperto" que costumamos rotular as crianças, fazendo as se sentirem deprimidas, dificultando ainda mais o ensino.