A autoridade é o conceito que sustenta e mantem a estrutura burocrática. A Autoridade pode ser entendida como a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido. A autoridade repousa no cargo, e não no ocupante do cargo, e advém da sua legitimidade e legalidade, sua essência é de que as ordens sejam cumpridas voluntariamente em decorrência natural do cargo legitimamente exercido. Sobre os diferentes tipos de autoridade, analise as sentenças abaixo: I – Autoridade tradicional: quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas. II – Autoridade carismática: resultante da rejeição à tradição e contra a ordem social vigente. III – Autoridade legal, racional ou burocrática: quando as ordens dos superiores são aceitas como justificadas, porque consideradas legítimas e de acordo com certos preceitos ou normas, dos quais deriva o comando. Está correto o que se afirma em: Escolha uma: a. Apenas nas afirmativas II e III b. Somente na afirmativa I c. Apenas na afirmativa III d. Apenas nas afirmativas I e II e. As afirmativas I, II e III estão corretas
Soluções para a tarefa
I é verdadeira, sendo baseada em aspectos paternalistas que servem de pano de fundo para a sociedade moderna, por meio dos quais a autoridade tende a se perpetuar como um mecanismo onde os que mandam e os que obedecem são sempre os mesmos/possuem as mesmas características.
II é verdadeira, e geralmente tem como centro de gravitação uma figura de líder que inspira a lealdade entre os subordinados, considerado como infalível.
III é verdadeira, sendo um modelo mais "comum" de dominação/autoridade no mundo moderno contemporâneo, onde as leis são vistas como senhoras da razão.
É correta a alternativa E.
Resposta:
A resposta correta é: As afirmativas I, II e III estão corretas.
Explicação:
Gabarito: A autoridade tradicional, carismática e autoridade legal, racional ou burocrática. Assim as afirmativas I, II e III estão corretas. Autoridade tradicional - É uma questão cultural. Divide-se em duas formas: patrimonial – na qual os funcionários, dependentes economicamente do senhor, preservam a dominação tradicional e são seus servidores; e feudal – as funções administrativas apresentam maior grau de autonomia em relação ao senhor. Autoridade carismática: Os subordinados aceitam as ordens do superior como justificadas, por causa da influência da personalidade e da liderança do superior com o qual se identificam. Autoridade legal: Segundo o conceito popular, a burocracia é entendia como uma organização na qual o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo soluções rápidas ou eficientes. Para Weber, é exatamente o contrário. Segundo ele, burocracia é a organização eficiente por excelência.Cap.5.