A autora Hitara em 1989 levantou um problema da divisão capitalista do trabalho que persiste nos dias de hoje, ao afirmar que: “A confrontação do resultados da psicopatologia do trabalho com a sociologia da divisão sexual do trabalho mostra que a situação das mulheres não é em nada semelhante à dos homens no que diz respeito ao sofrimento psíquico e aos procedimentos defensivos que elas podem elaborar a partir da posição que ocupam.” Tomando como base esse trecho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I - O detrimento das mulheres é um reflexo da divisão sexual do trabalho em que o homem transfere o seu sofrimento pela organização do trabalho a uma relação doméstica de dominação. PORQUE II - As mulheres são vítimas indiretas das defesas dos homens contra o sofrimento causado pelas organizações não cabendo a mesma “válvula de escape” para mitigar esse sofrimento da mesma forma. A respeito dessas asserções, é correto afirmar que: Alternativas: a) as duas asserções são verdadeiras, e a asserção II justifica a I. b) as duas asserções são verdadeiras, mas a asserção II não justifica a I. c) a asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa. d) a asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira. e) as duas asserções são falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Av - Economia Política
1) a) as duas asserções são verdadeiras, e a asserção II justifica a I.
2)c) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
3)d) a asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
4)c) a asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.
5)d) a asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.
6)e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
7)c) a asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.
8)d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
9)e) As asserções I e II são proposições falsas.
10)d) I e III, apenas.
Explicação:
Tudo certo, corrigida pelo AVA
A alternativa correta sobre a obra da autora Helena Hirata e o tema da desigualdade de gênero é: " a) as duas asserções são verdadeiras, e a asserção II justifica a I.".
Para isso, é preciso compreender de que maneira a sociologia avalia a desigualdade de gênero no âmbito do trabalho.
Trabalho e desigualdade de gênero
A desigualdade de gênero pode ser compreendida enquanto relações em que há algum aspecto de falta de igualdade, onde o marcador dessa diferenciação é estabelecido pelo gênero, com uma hegemonia dos homens sobre as mulheres.
No mercado de trabalho, a questão se coloca sobretudo pelo predomínio do trabalho doméstico para as mulheres, sendo um tipo de atividade que não é remunerada.
Para mais sobre desigualdade de gênero, leia: https://brainly.com.br/tarefa/13388424
#SPJ2