Pedagogia, perguntado por barrosthiago2005, 9 meses atrás

A autoavaliação é o processo por excelência da regulação, dado ser um processo interno ao próprio sujeito. [...] A autoavaliação é um processo de metacognição, entendido como um processo mental interno através do qual o próprio toma consciência dos diferentes momentos e aspectos da sua actividade cognitiva (SANTOS, 2002, p. 75-76). Após analisar a definição de Santos (2002), é possível considerar que a autoavaliação... a) Representa a tomada de consciência dos próprios processos cognitivos do aluno para redirecionamento. b) é um processo interessante para a educação, pois exime o professor da avaliação do aluno ao longo do curso. c) torna impossível que a aprendizagem do aluno seja entendida pelo professor ao longo do seu planejamento. d) é um processo que exige o constante acompanhamento psicológico e pedagógico para surtir mudanças. e) é a compreensão, por parte do aluno, de todas as observações feitas pelo professor ao longo do ano.

Soluções para a tarefa

Respondido por sandraaoliveira2018
12

Resposta:

a)  Representa a tomada de consciência dos próprios processos cognitivos do aluno para redirecionamento.

Explicação:

Segundo Santos a tomada de consciência possibilita a intervenção do aluno no seu próprio processo de aprendizagem e, como se trata de um processo do sujeito, não exime o professor de realizar sua avaliação, pois ambas se complementam, e por essa complementariedade, torna possível ao professor rever aspectos que favoreçam a aprendizagem de seus alunos e, nem é necessário acompanhamento psicológico para tanto.

Respondido por josemariafs
1

4)

Para os autores, os alunos da EJA devem ser considerados como sujeitos “[...] cognitivamente capazes de aprender ao longo de toda a vida e que as mudanças econômicas, tecnológicas e socioculturais em curso neste final de milênio impõem a aquisição e atualização constante de conhecimentos pelos indivíduos de todas as idades, propugna-se conceber todos os sistemas formativos nos marcos da educação continuada.” (DI PIERRO, JOIA, RIBEIRO, 2001, p. 70). Qual prática pedagógica exemplifica a citação de Di Pierro, Joia e Ribeiro?

Resposta:     a)

A psicopedagoga de uma escola que oferece EJA organizou uma rodada de estudos com os professores da escola para avaliação e planejamento, considerando as orientações das DCNs.

Explicação:    RESPOSTA CORRETA

A prática defendida pela psicopedagoga reforça os princípios descritos nas DCNs que vão ao encontro das propostas que respeitam o sujeito da EJA, a diversidade e o entorno social.

Perguntas interessantes