“A atual fragilidade de muitas sociedades africanas diante do mundo exterior, com o qual mantiveram contato de relativo equilíbrio até cerca de 1850, fez que chegassem ao estado de penúria em que se encontram hoje. A corrupção dos governantes, a ganância dos empreendimentos de exploração, os choques entre os modos tradicionais de viver e governar e as regras do mundo moderno globalizado são alguns dos fatores que levaram à situação de carência e aos conflitos internos que assolam muitas populações africanas contemporâneas.” (SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. 2ª Ed. São Paulo: Ática, 2007. p.168-169.)
A partir da compreensão do texto, considere as seguintes afirmações:
I – Embora não negue explicitamente o peso da herança colonial, a autora busca na realidade contemporânea as causa da estagnação do continente africano. Por exemplo: a corrupção dos governantes e a ganância dos empreendimentos de exploração.
II – Destaca a rivalidades étnicas e tribais como principais causas da miséria africana.
III – Destaca que a incompatibilidade entre formas tradicionais de organizar a vida social e as regras do mundo globalizado é uma das causas da crise do continente africano.
Estão corretas as afirmações:
III, apenas.
I, apenas.
II e III.
I e III.
I e II.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
seria a correta: I e III ?
luizfrois:
a alternativa III esta correta a II esta errada
Alternativa correta. A autora busca na realidade contemporânea e no choque conflituoso entre os modos de vida próprios e os que vêm de outras escalas as causas da fragilidade africana.
Perguntas interessantes
Artes,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás