A atuação do profissional é essencialmente um papel de educador e, dessa forma, não há dicotomia entre atuação técnica e atuação educativa, ambas deveriam ocorrer simultaneamente no cotidiano de trabalho (São Paulo, 2001). Nesse sentido, é correto afirmar sobre as etapas do planejamento que deve ser realizada pelo profissional no seu exercício profissional:
Soluções para a tarefa
Alternativas.
I – Referente à população-alvo, devemos pensar com quem iremos desenvolver a ação, isso é fundamental para o passo seguinte que nos remete a “como” fazer, ou seja, que estratégias utilizar. Um mesmo conteúdo pode ser desenvolvido de formas distintas, conforme o público-alvo.
II – O conteúdo programático prevê para cada objetivo específico o que deverá ser desenvolvido para seu alcance.
III – As organizações não têm questionado a eficácia das atividades de treinamento para avaliar o retorno de seus investimentos nessa área, uma vez que o resultado positivo é certo em todas as ações educativas.
Apenas I e II estão corretas.
Dentre as afirmativas, apenas a III encontra-se incorreta, pelo fato de que se não houve o planejamento adequado por parte do educador ou gestor, as ações nunca serão completamente eficientes.
Por conta disso, o planejamento pedagógico ou organizacional, é fundamental para o desenvolvimento de práticas mais eficientes, assim como o entendimento mais intensivo sobre as verdadeiras necessidades de seu público-alvo, sejam colaboradores ou educandos.