História, perguntado por juliaalvessilva22, 3 meses atrás

A atuação da Santa Aliança não foi eficaz para deter movimentos liberais na Europa nem em territórios dominados por ela. Movimentos libertários ocorriam em muitas regiões apoiados e incentivados por uma ideologia: ​

Soluções para a tarefa

Respondido por NannaBr13
1

Resposta:

Nas primeiras décadas do século XIX, as monarquias europeias foram seriamente ameaçadas pela avassaladora expansão militar de Napoleão Bonaparte. Este, na qualidade de governante da França, bateu as grandes potências militares que se opunham aos interesses daquele governo de caráter burguês. Contudo, no ano de 1815, graves derrotas permitiram que as tropas do Antigo Regime pudessem dar fim à supremacia napoleônica.

Passado esse período, os monarcas de toda a Europa tinham duas preocupações fundamentais: restaurar o antigo mapa político remexido pelas invasões de Bonaparte e conter a expansão dos ideais de igualdade, liberdade e fraternidade disseminados pelos brados da revolucionária experiência francesa. Na resolução da primeira questão, o enfraquecimento da França e o desgaste das demais nações europeias facilitaram a restauração das fronteiras do Velho Mundo.

Agora, no que tange a contenção das promessas liberais, os monarcas da Europa optaram pela formação de um exército destinado a legitimar o poder das monarquias. Foi então que, durante o Congresso de Viena, em 1815, os reis da Prússia, Rússia e Áustria entraram em acordo para a criação dos exércitos que comporiam a Santa Aliança. Dessa forma, a força das armas seria a solução encontrada contra o possível avanço de outras revoluções.

Perguntas interessantes