A atuação da equipe do Consultório na Rua (CR) está relacionada à estratégia de redução de danos, que prevê: I. Estabelecimento de vínculo através da abstinência da substância psicoativa. II. Estratégias de promoção, prevenção e cuidados primários em saúde. III. Respeito à escolha dos sujeitos. IV. Reduzir o risco associado ao uso de substância psicoativa sem necessariamente intervir na oferta ou no consumo. V. Distribuição de insumos de proteção à saúde e de prevenção ao HIV/Aids e hepatites. Sobre a Redução de Danos ofertada pelo CR, estão corretas as afirmativas: Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Resposta:
c. II, III, IV e V. Correto pelo ava
Explicação:
Como nos lembram Hallais e Barros (2015), as ações de saúde dos CRs estão associadas ao estabelecimento de vínculo, através de estratégias que contemplem a redução de danos e o atendimento humanizado por meio da “promoção, prevenção e cuidados primários em saúde fora dos espaços institucionais”. Assim, tais práticas deverão respeitar as escolhas dos sujeitos, sem julgamentos, trabalhando para que cada indivíduo também participe de seus cuidados, tornando-se protagonistas de suas histórias, promovendo cidadania e dignidade, reafirmando direitos. A redução de danos objetiva reduzir os riscos associados ao uso de substâncias sem, necessariamente, intervir na oferta ou no consumo. As estratégias também incluem a distribuição de insumos de proteção à saúde e de prevenção ao HIV/AIDS e hepatites.
A alternativa correta é: c. II, III, IV e V.
De acordo com Hallais e Barros (2015), as ações de saúde relacionada a atuação da equipe do Consultório na Rua (CRs) se relaciona diretamente a fatores como o estabelecimento de vínculo por meio das estratégias que agrupam a redução de danos e ao mesmo tempo o atendimento humanizado.
Dessa forma, as práticas citadas deverão delinear as escolhas dos indivíduos, sem que sejam feitos julgamentos.