A atrofia da imaginação e da espontaneidade do consumidor cultural não precisa ser reduzida a mecanismos psicológicos. Os próprios produtos – e entre eles em primeiro lugar o mais característico, o filme sonoro – paralisam essas capacidades em virtude de sua própria constituição objetiva. São feitos de tal forma que sua apreensão adequada exige, é verdade, presteza, dom de observação, conhecimentos específicos, mas também de tal sorte que proíbem a atividade intelectual do espectador, se ele não quiser perder os fatos que desfilam velozmente diante de seus olhos.
ADORNO, Theodor. HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. Para os filósofos da teoria crítica, os meios de comunicação na sociedade de massas possuem a função de
A despertar a reflexão crítica para o problema da desigualdade.
B adequar a programação dos veículos de mídia aos gostos individuais.
C formar público especializado no reconhecimento de objetos de arte inovadores.
D informar a população sobre os acontecimentos relevantes noticiados na imprensa. E criar espectadores que não reflitam sobre a qualidade dos produtos que consomem.
Soluções para a tarefa
E criar espectadores que não reflitam sobre a qualidade dos produtos que consomem.
De acordo com as propostas apresentadas no texto, a criação de meios de comunicação na sociedade de massas possuem a função de levar os espectadores a alienação em massa.
Este processo se torna efetivo a partir do momento em que os espectadores tornam-se incapazes de refletir criticamente sobre as informações que são propagadas, de uma forma geral.
De acordo com os pensamentos dos filósofos da teoria crítica, os meios de comunicação na sociedade de massas possuem o objetivo de impedir que os espectadores reflitam sobre a qualidade dos produtos consumidos (letra E).
Filósofos críticos e comunicação em massa
De acordo com Adorno e Horkheimer, a comunicação em massa tem como principal função a alienação do público, ou seja, é voltada para o objetivo de atrofiar o pensamento crítico dos consumidores. Assim, os produtos culturais buscam impedir a reflexão das massas acerca do que é bom ou ruim.
Esses filósofos, portanto, buscam ressaltar a maneira com que a comunicação em massa é responsável pela alienação e extinção do pensamento crítico. Logo, as massas passam a consumir produtos e ideias prontas sem que haja o questionamento necessário.
Outra questão sobre filósofos da teoria crítica:
https://brainly.com.br/tarefa/28875576