A atividade neuronal é caracterizada por uma atividade elétrica, devido ao fluxo de íons que compões o meio extracelular e o meio intracelular dos neurônios. As curvas A e B representam transportes de sódio (Na+) entre os meios intra e extracelulares de um neurônio.
a) Explique que tipo de transporte ocorre em cada uma das curvas justificando sua resposta.
b) O transporte de íons como o sódio é um transporte sujeito a saturação, ou seja, dependendo da concentração do soluto a velocidade de transporte fica constante? Explique sua resposta
Soluções para a tarefa
A) - Na curva B ocorre o transporte que chamamos de difusão simples. A concentração de sódio é maior no meio extracelular, quando o neurônio é estimulado ele sofre algumas modificações e uma pequena região da membrana plasmática torna-se permeável ao sódio. Permitindo o transporte de sódio a favor de um gradiente de concentração por difusão simples
- Na curva A ocorre o transporte contra um gradiente de concentração (Transporte ativo) com auxilio do mecanismo que chamamos de bomba de sódio e potássio. A custa do gasto de energia esse mecanismo retira sódio da célula para o meio extracelular e introduz potássio nela.
B) Após a alteração transitória da permeabilidade do neurônio, ocorre um período de repolarização. Concluída a repolarização a bomba de sódio e potássio restabelece aos gradientes normais de concentração. Removendo ativamente o sódio e inserindo potássio. Esse período é conhecido como refratário.