A atividade colonizadora dos povos europeus na época moderna, inaugurada com a ocupação e utilização das ilhas atlânticas, e logo desenvolvida em larga escala com o povoamento e valorização econômica da América, distingui-se da empresa de exploração comercial que desde o século XV já vinham realizando os portugueses nos numerosos entrepostos do litoral atlântico-africano e mo mundo indiano. Com base no texto, pode-se inferir que: a)a colonização da época Moderna se estruturou a partir da criação de feitorias . b) o colonialismo mercantilista foi um desdobramento da Expansão Comercial e Marítima Européia . c)Portugal, pioneiro da expansão ultramarina, limitou-se a explorar as ilhas do Atlântico, enquanto a Espanha empreendeu a colonização americana . d)os numerosos entrepostos do litoral atlântico-africano e do litoral indiano foram responsáveis pelo neocolonialismo. e) o povoamento, a ocupação e a valorização econômica do continente americano tomaram rumos diametralmente opostos do expansionismo europeu do século XV. Justifique cada resposta errada
Soluções para a tarefa
Certamente, diante do evidenciado, podemos compreender que a criação de feitorias foi essencial para que o processo de colonização pudesse ocorrer da maneira com que pudemos observar. Isso porque estas primeiras citadas eram entrepostos comerciais europeus em território estrangeiro.
Sendo assim, devemos assinalar a alternativa a)a colonização da época Moderna se estruturou a partir da criação de feitorias como a alternativa correta, certamente.
Resposta:
E: o monopólio do comércio das colônias pela metrópole era vital para o sistema colonial, e a preservação desse privilégio foi seguida de medidas para resguardar as áreas coloniais da cobiça por parte das demais nações europeias.
Explicação:
Sempre foi importante para Portugal que suas colonias prosperassem, para assim, as mesmas prosperarem de tabela. No Brasil, a gente tem muitos exemplos, Portugal se "orgulhava", nesse período, da grande colonia que estava se figurando, e uma das medidas que a gente pode resguardar são as capitanias, o BR era tão grande que se não descentralizasse o poder, seria impossível para a metrópole arrecadar o que desejava.