“A atitude que se deve assumir diante da tecnologia é uma das práxis tecnológicas. Freire defende que nossa atitude deve ser “criticamente curiosa, indagadora, crítica, vigilante”, e que devemos sempre refleti-la: O que me parece fundamental para nós, hoje, mecânicos ou físicos, pedagogos ou pedreiros, marceneiros ou biólogos é a assunção de uma posição crítica, vigilante, indagadora, em face da tecnologia. Nem, de um lado, demonologizá-la, nem, de outro, divinizá-la. (FREIRE, 1992, p. 133)” FONTE: O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE SOBRE A TECNOLOGIA: TRAÇANDO NOVAS PERSPECTIVAS Disponível em: . Acessado em Jun 2018. Faça uma análise do pensamento Freiriano e compare com a educação bancária.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá!
A educação bancária compreendia o modelo tradicional de ensino, que o professor, representado como o detentor do conhecimento, "depositava" o conhecimento no aluno, o qual aprendia de forma completamente passiva.
Já a educação freiriana, refuta este modelo, prerrogando a importância do protagonismo dos alunos no processo educacional, tendo a educação, como um elemento de transformação social.
Perguntas interessantes