A atenção primária não é menos complexa que os outros níveis. Na verdade, é ela que pode resolver em torno de 85% dos problemas de saúde da população, ofertando serviços de alta complexidade, como, por exemplo, as atividades grupais, as quais buscam a promoção e reabilitação da saúde e prevenção de doenças. As Redes de Atenção à Saúde (RAS) são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. A discussão sobre as RAS já é de longa data em países como Estados Unidos e Canadá. No Brasil, o tema vem sendo abordado a partir do final dos anos 90.
FURTADO, Marcela Demitto; OLIVEIRA, Raquel Gusmão. Saúde Coletiva. Maringá-PR: UniCesumar, 2019.
Considerando o fragmento de texto acima, sobre as Redes de Atenção à Saúde (RAS), analise as afirmativas a seguir:
I. São três os elementos que constituem as RAS: uma população, uma estrutura operacional e um modelo de atenção à saúde.
II. Erroneamente, a população, bem como gestores e profissionais da saúde, muitas vezes, possuem uma visão distorcida sobre o assunto, supervalorizando os níveis terciário e secundário em detrimento do nível primário.
III. A noção hierárquica e piramidal deve ser substituída pelas redes, as quais permitem relações horizontais, possuindo como centro de comunicação a atenção primária à saúde
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
letra C por que eu estou dizendo q é
Perguntas interessantes
Biologia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás