Saúde, perguntado por alexandresilvalima71, 5 meses atrás

A atenção humanizada às mulheres em abortamento merece abordagem ética e reflexão sobre os aspectos jurídicos, tendo como princípios norteadores a igualdade, a liberdade e a dignidade da pessoa humana, não se admitindo qualquer discriminação ou restrição ao acesso à assistência à saúde. Embora as normativas éticas proíbam o profissional de enfermagem de realizar ou participar de abortos não previstos pela lei, o profissional de enfermagem deve:
Escolha uma opção:
a. Assegurar às mulheres que praticaram o aborto o acesso à informação e orientação humana e solidária, ao abortamento previsto em lei, à atenção de qualidade em complicações derivadas de abortos e ao planejamento reprodutivo pós-aborto para, inclusive, evitar abortos repetidos.
b. Praticar ou ser conivente com crime, contravenção penal ou qualquer outro ato que infrinja postulados éticos e legais, no exercício profissional.
c. Utilizar dos conhecimentos de enfermagem para praticar atos tipificados como crime ou contravenção penal, tanto em ambientes onde exerça a profissão quanto naqueles em que não a exerça, ou qualquer ato que infrinja os postulados éticos e legais.
d. Nos casos permitidos pela legislação, o profissional deverá decidir de acordo com a sua consciência sobre sua participação, desde que seja garantida a continuidade da assistência.
e. Provocar aborto ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação, exceto nos casos permitidos pela legislação vigente.

Soluções para a tarefa

Respondido por Elisa2207
7

alternativa correta A

Assegurar às mulheres que praticaram o aborto o acesso à informação e orientação humana e solidária, ao abortamento previsto em lei, à atenção de qualidade em complicações derivadas de abortos e ao planejamento reprodutivo pós-aborto para, inclusive, evitar abortos repetidos.

Perguntas interessantes