A ascensão política de determinados partidos e setores religiosos, em diferentes lugares do mundo, tem promovido transformações no ensino, procurando adequar o currículo e seus conteúdos aos dogmas religiosos. Essa situação tem levado a uma confusão entre a ciência ou a racionalidade e a religião ou a fé. Veja um exemplo, a seguir, retirado de um portal de notícias: "Turquia proíbe ensino da Teoria da Evolução Alpaslan Durmuş, ministro da Educação turco, proibiu o ensino da Teoria da Evolução nos colégios do país. [...] O ensino de Charles Darwin é polêmico no país, cuja vida política flutua entre um polo islâmico e um secularista – contrário à influência de crenças religiosas em decisões governamentais. [...] Em 29 de janeiro, Numan Kurtulmus, atual primeiro-ministro adjunto, afirmou em entrevista à CNN turca que não considera o pensamento de Darwin válido no mundo contemporâneo. 'Cientificamente, a Teoria da Evolução já é arcaica e contestada. Não há uma regra que nos obrigue a ensiná-la. Talvez ela deva entrar no currículo como uma de várias teorias'." Com base nas informações apresentadas, imagine a seguinte situação:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Restante da pergunta.
Explicação:
Considerando os alunos contrários à Teoria da Evolução de Darwin, bem como o seu papel de professor, responda às seguintes questões:
a) Como você explicaria aos alunos as diferentes abordagens?
b) Que evidências ou autores utilizaria?
Resposta:
Devemos primeiramente ensinar aos alunos o significado da palavra "teoria", como é usada na ciência — ou seja, uma hipótese (ou ideia) que tem sido levada a testes repetidamente.
a) Explicaria do que se tratam ambas as abordagens e em que se baseiam: O criacionismo e o evolucionismo são duas teorias que buscam explicar a criação e evolução da vida e do Universo. O criacionismo se baseia nos livros sagrados das religiões monoteístas: como a Torá (judaísmo), a Bíblia (cristianismo) e o Corão (islamismo). Defende que a vida e o Universo foram criados por um ser sobrenatural, um Deus onipotente e benevolente. Já o evolucionismo se baseia no conceito da seleção natural de Darwin, em que os seres vivos foram evoluindo e se adaptando até chegar ao ponto que estão hoje.
b) Começaria uma argumentação utilizando os relacionamentos familiares de Linnaeus e sua relação coma Teoria de Darwin. Carl Linnaeus mostrou como os seres vivos podem ser classificados em espécies, gêneros, famílias e assim por diante, e Darwin apontou que esta é exatamente a estrutura que esperamos de uma árvore genealógica. Todos os cães são caninos, então cães compartilham um antepassado com raposas; todos os caninos são carnívoros, então os cães compartilham um antepassado mais remoto com os ursos; todos os carnívoros são mamíferos, então cães e ovelhas são, embora mais remotamente, relacionados, e assim por diante.
Explicação: