História, perguntado por rsarafa25, 7 meses atrás

A arte religiosa do período barroco nasceu na repercussão dos ideais do Concílio de Trento (1545-1563), representando a tomada de posição da Igreja Católica diante das contestações de Lutero (1483-1546).

Você está concluindo sua dissertação de doutorado sobre o legado das obras de Aleijadinho para a cultura brasileira. Por ter tanto conhecimento acerca desse artista e, consequentemente, sobre a arte barroca, foi convidado a ser um dos palestrantes em um seminário sobre o impacto das religiões na cultura e nas artes brasileiras. Quando o foco passa a ser a influência da Igreja Católica, lhe é dada a palavra para que você contextualize e explique como a arte barroca foi influenciada pelos católicos. O que você fala aos presentes sobre o assunto?

Soluções para a tarefa

Respondido por hellen19cassimiro29
5

Resposta:

A Igreja Católica, ao contrário dos Protestantes - que aboliram os santos de suas Igrejas - atribuiu um papel especial às artes: representar a história da religião cristã através da arte seria de maior eficácia do que contá-la. Porém os estilos artísticos da época eram estáticos, rígidos e incapazes de transmitir as novas características que a Igreja queria dar ao Catolicismo. A arte teria de contribuir para despertar uma religiosidade de cunho mais profundo.

A Igreja encontrou, então, um estilo adequado que já vinham das formas clássicas do Renascimento. Tornou o interior de suas Igrejas bem mais ricos e coloridos.

As imagens dos Santos, da Virgem Maria, do Cristo passaram a emocionar através de expressões de agonia, ternura e compaixão. Segundo um estudioso do tema 'a arte foi utilizada para propagandear em suas imagens as idéias religiosas revitalizadas e concebidas segundo o novo espírito e para transmitir sentimentos e estados de ânimo às massas devotas'.

A igreja não inventou o barroco, e sim se aproveitou das novas tendências que já vinham se desenvolvendo. O barroco pode ser considerado como a arte da Contra-Reforma. Muito luxo, colorido e ouro foram usados no interior das igrejas.

Um aspecto de muita importância do barroco é o seu caráter didático, uma vez que a maioria da população era analfabeta. O uso de imagens para reprodução da Bíblia e da vida dos Santos era um recurso poderoso para a assimilação e o entendimento. Daí tanto empenho dos papas às artes.

Explicação:

Respondido por ledantas2017
1

Resposta:

Primeiramente é preciso destacar que o principal valor a ser defendido pelos católicos era o primado da encarnação do Filho de Deus. Para os protestantes, o relacionamento com o divino deveria ser direto, sem intermediações.

Já para os católicos, uma vez que Deus encarnou, esse relacionamento precisava passar, necessariamente, pela carne, pelos sentidos e só então pela defesa dos sacramentos e dos santos como mediadores entre Deus e os homens, da obediência a uma hierarquia centralizada no papa, etc.

Sendo assim, a arte religiosa barroca surgiu "como meio de representar o domínio divino e de criar uma experiência do divino, a fim de favorecer o relacionamento do homem com esse divino, possibilitando a sua salvação”.

Há a expressão de poder e autoridade papal nas artes da época barroca. Essas obras eram monumentais, exuberantes, com sensação de dinamismos, cheio de curvas, com efeitos de claridade e escuridão, de modo a apresentar uma arte mais realista e original. Ao mesmo tempo, visava atrair a atenção dos cidadãos. A arte era entendida como mediadora entre o humano e o divino.

Explicação:

Padrão de resposta esperado

Perguntas interessantes