Filosofia, perguntado por fenrirlipe2628, 9 meses atrás

"A arte não é pois simples reflexo da natureza, antes se nos impõe como verdadeira e profunda realidade. Apresenta-se como uma aparência, mas aparência carregada de espírito, logo da realidade verdadeira das ideias". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAYER, Raymond. História da Estética. Lisboa: Estampa, 1978. p. 306-307. De acordo com o excerto acima e os conteúdos do livro-base Estética e Filosofia da Arte, assinale a opção correta. A Esta afirmação condiz com a Filosofia de Hegel, para quem a beleza artística é superior a beleza natural. B Esta é uma afirmação da estética kantiana, na qual fundamenta o juízo estético. C Trata-se da tese de Hume sobre a universalidade do Juízo do Gosto. D Parte da Filosofia de Schiller, visando à educação estética da humanidade. E Esta sentença expressa a fórmula de Nietzsche para pensar a arte como transvaloração dos valores.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

É correta a alternativa A.

Para Hegel há, por trás dos fenômenos, um "espírito" - o Espírito da História -, que seria aquilo que a Lógica Pura torna claro.

Este espírito, que manifesta-se também por meio da arte adequada, cria uma beleza que é superior a beleza natural, que captamos por meio dos nossos cinco sentidos, e fundamenta uma compreensão mais profunda e verdadeira do mundo e dos seus fenômenos.É, assim, uma compreensão essencialista e idealizada da arte e dos objetos artísticos, em detrimento de uma visão empirista.

Perguntas interessantes