A armadilha
Alexandre pensou em tomar a iniciativa do ataque, convencido de que somente assim poderia desfazer a placidez doadversário. Este, entretanto, percebeu-lhe a intenção e antecipou-se:
— Antes que me dirija outras perguntas – e sei que tem muitas a fazer-me – quero saber o que aconteceu com Ema.
— Nada – respondeu, procurando dar à voz um tom despreocupado.
— Nada?
Alexandre percebeu a ironia e seus olhos encheram-se de ódio e humilhação. Tentou revidar com um palavrão. Todavia, a firmeza e a tranquilidade que viam no rosto do outro venceram-no.
— Abandonou-me – deixou escapar, constrangido pela vergonha. E numa tentativa inútil de demonstrar um resto de altivez, acrescentou: — Disso você não sabia!
Um leve clarão passou pelo olhar do homem idoso:
— Calculava, porém desejava ter certeza.
[...]
A fúria de Alexandre chegara ao auge:
— Arrombarei a porta. Jamais me prenderão aqui!
— Inútil. Se tivesse reparado nela, saberia que também é de aço. Troquei a antiga por esta.
— Gritarei, berrarei!
— Não lhe acudirão. Ninguém mais vem a este prédio. Despedi os empregados, despejei os inquilinos.
E concluiu, a voz baixa, como se falasse apenas para si mesmo:
— Aqui ficaremos: um ano, dez, cem ou mil anos.
RUBIÃO, Murilo. Para gostar de ler – contos. 13. ed. São Paulo: Ática, 1998. p. 19-20. v. 9. (Fragmento)
Analisando-se os elementos destacados no fragmento, verifica-se que
Escolha uma:a. o pronome este (linha 2) retoma corretamente o elemento mais próximo, na frase anterior, mas esta (linha 16) retoma a palavra portainadequadamente, devido à distância em que se encontram.b. as expressões seus olhos (linha 7) e do homem idoso (linha 11), além de significarem a ideia de posse, têm o mesmo referente que o pronome lhe (linha 2), em Não lhe acudirão (linha 18)..c. o vocábulo disso (linha 10) retoma as ideias contidas nas duas falas anteriores da personagem Alexandre, em que ele responde ao idoso o que aconteceu com Ema.d. o pronome lhe (linha 2) exerce funções diferentes nas duas ocorrências, já que dá ideia de posse em percebeu-lhe, enquanto se refere a uma pessoa em lhe acudirão.e. as palavras adversário (linha 2) e outro (linha 8) têm referentes distintos, sendo que o idoso vê Alexandre como oponente, enquanto Alexandre o vê como um outro qualquer.